Correio dos Campos

12ª Edição da SEOPS traz aprendizado prático para acadêmicos de Pedagogia da UniSecal

Duas oficinas foram produzidas para o evento: Ambiente-se e Fazendo Arte
17 de junho de 2019 às 16:42
Oficina ‘Fazendo Arte’ promoveu atividades envolvendo artes visuais. (Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – O curso de Pedagogia realizou na última semana, entre os dias 10 e 14 de junho, a 12ª Edição da ‘Semana de Oficinas Pedagógicas da UniSecal’. O evento aconteceu nos campi I e II da instituição, e contou com palestras e atividades práticas, com o objetivo de oportunizar um espaço de construção de aprendizagens no processo de formação dos futuros professores. A XII SEOPS teve a coordenação da Profa. Ma. Perla Cristiane Enviy.

Abertura

No primeiro dia do evento (10), os acadêmicos de Pedagogia receberam uma contação de histórias da ex-aluna da UniSecal, Liz Ângela Gonçalves. A atividade contou com a interação dos alunos da graduação e foi realizada no Campus II (Rua Largo Professor Colares, 35, Centro, Ponta Grossa/PR). No mesmo dia, a Profa. Dra. Regina Aparecida Milléo palestrou sobre a ‘História da Língua Portuguesa no Brasil’.

Oficinas

Na sequência da SEOPS, acadêmicas do 6º período promoveram duas oficinas em sala de aula: Ambiente-se e Fazendo Arte. As atividades, que aconteceram de 11 a 14 de junho, ocorreram no Campus I da UniSecal (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR).

A oficina ‘Ambiente-se’ abordou assuntos sobre formas de cuidar e preservar a natureza. Para a acadêmica Letícia Guimarães, que fez parte da equipe organizadora, participar da 12ª SEOPS foi uma experiência diferente. “Em outros anos, nós somente participávamos das atividades. Agora, participando ativamente do projeto, aprendemos várias coisas. É um aprendizado para nós, em relação aos materiais que preparamos, e também na hora em que formos aplicar este conhecimento com as crianças, em sala de aula”, explica a futura pedagoga.

Além da oficina acima, ‘Fazendo Arte’ promoveu atividades com técnicas artísticas e teóricas envolvendo a temática das artes visuais. De acordo com a aluna Pamela Ribas, os participantes criaram um avental com o nome deles, uma camiseta personalizada e obras de arte com materiais recicláveis. Além disso, outros exercícios foram realizados, o que auxiliou no aprendizado dos estudantes. “Principalmente sobre trabalhar em grupo, respeitar a opinião do próximo e a conviver em harmonia”, relata Ribas.

XII SEOPS

A 12ª edição da SEOPS fez parte da disciplina de Estágio Supervisionado IV, na modalidade de Formação de Docentes. O evento auxilia na discussão de temas relevantes no processo educativo, visando o desenvolvimento de práticas diversificadas e significativas.