Correio dos Campos

Santa peregrina chega a Ponta Grossa nesta sexta

Imagem de Aparecida vem à Diocese pela oitava vez
6 de junho de 2019 às 15:02
Povo devoto lota o Santuário para ver de perto a imagem. (Arquivo AssCom Diocese de Ponta Grossa)

COM ASSESSORIAS – A recepção à imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida acontecerá nesta sexta-feira (7), às 19 horas, na matriz da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, no Núcleo Santa Maria, em Ponta Grossa. Depois de um momento de oração com a comunidade, a santa será levada em carreata ao Santuário Diocesano, anexo a Paróquia São Sebastião, passando por diversos bairros. A imagem fica três dias na sede da Diocese, merecendo uma programação especial com missas, cantos, meditação, ladainhas e oração do terço meditado. É a oitava vez que santa sai do Santuário Nacional, em São Paulo, e peregrina pela cidade.

“Convidamos o bom povo de Deus, o povo de fé, para que venha receber a Mãe, que está novamente visitando a Diocese. É o oitavo ano consecutivo vem até nós e este ano para comemorar os seis anos de assinatura do decreto do Santuário Diocesano também”, comenta o padre e reitor do Santuário Diocesano, Sandro Maciel Ferreira. Segundo o reitor, a vinda da imagem, apesar de pré-agendada, depende do Santuário Nacional para a confirmação da data. “Por isso, não conseguimos divulgar com muita antecedência”, justifica, citando que a santa peregrina ficará na Diocese de Ponta Grossa dias 7, 8 e 9. A recepção tradicionalmente se dá em paróquias que têm Nossa Senhora – e seus diversos títulos – como padroeira. Na Paróquia Nossa Senhora do Monte, o reitor conta com a ajuda do padre Gilberto Torquato e da comunidade. “Procuramos escolher um ponto que possa promover um encontro, envolvendo outras paróquias”, explica o reitor.

Da matriz da Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, onde fica até às 19h30, a imagem segue em carreata até o Santuário. Às 20h30, será celebrada a missa de acolhimento. No sábado (8), das 8 às 20 horas, o Santuário, que, nesses três dias ficará aberto o dia todo, haverá celebrações, adoração, cantos, meditação, ladainha e oração do terço meditado das mulheres. A primeira missa será celebrada às 8 horas. A celebração das 10 horas será voltada para as crianças, com a participação dos catequizandos da paróquia. Na missa das 15 horas, haverá bênção e unção de idosos e enfermos, físicos, emocionais e espirituais. Os devotos acompanharão a bênção com o Santíssimo e a consagração a Nossa Senhora. “No sábado, às 19 horas, teremos uma bonita procissão luminosa, que sairá da Vila Cristina, da comunidade São Leopoldo, e virá meditando as sete dores de Maria. No Santuário, acontece a missa de encerramento do dia, perto das 20 horas”, informou padre Sandro.

A programação de domingo (9), será aberta com missa, celebrada às 7 horas. Às 8, será rezado o terço dos homens; às 10 horas, missa;15 horas missa da família, bênção do Santíssimo e consagração de Nossa Senhora. A celebração que encerra a visita da imagem acontecerá às 19 horas. Tanto no sábado como no domingo, no pátio externo, funcionará praça de alimentação, com a venda de cachorro quente, pastel, bolo com medalhas, café, quentão sem álcool, artigos religiosos e flores. Para o almoço comunitário de domingo, serão servidos leitão e costela de fogo de chão.