Correio dos Campos

Quarta Cultural apresenta espetáculo sobre violência contra a mulher

‘O Que Eu Deveria Ser Se Não Fosse Quem Eu Sou’ será apresentado nos dias 12 e 19 de junho no Centro de Cultura
6 de junho de 2019 às 20:18
(Divulgação)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – Nos dias 12 e 19 de junho, o Centro de Cultura recebe a peça ‘O Que Eu Deveria Ser Se Não Fosse Quem Eu Sou’, de Michella França. O espetáculo faz parte do projeto Quarta Cultural, realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. Em ambos os dias, a apresentação será realizada às 20 horas, com ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

‘O Que Eu Deveria Ser Se Não Fosse Quem Eu Sou’ é um monólogo que conta com texto, direção e interpretação da ponta-grossense Michella França. O espetáculo conta a história de uma mulher que viveu durante 15 anos um relacionamento abusivo e, entre idas e vindas, descobre na corrida um caminho para recuperar a autoestima e sair desse relacionamento. Para Michella, por falar de um tema presente no noticiário, a peça pode conscientizar o público de que esses casos podem não estar tão distantes. “Quem for assistir vai ver que isso está muito mais próximo da gente. Pode ser uma amiga ou alguém da família que passa por isso e se enganam ou sentem vergonha de dizer. É pra fazer as pessoas pensarem que essa mulher precisa ser amparada e ter segurança pra voltar a ter sua vida e ser feliz novamente”, afirma a atriz.

O espetáculo começou a ser concebido no fim do ano passado, quando Michella percebeu o aumento das notícias de feminicídios e decidiu escrever sobre a violência contra a mulher. “Eu queria escrever algo sobre a mulher, mas não sabia o que especificamente. Comecei a ler e ouvir casos e fui tendo ideias”, conta. França começou a ouvir histórias reais de mulheres que sofriam agressões físicas e psicológicas dos companheiros e compôs o texto com base nesses relatos. “Eu escrevi o texto em um dia, lembrando de todas as histórias. São relatos verdadeiros de diferentes mulheres, eu fiz um misto delas e contei de forma mais lúdica e poética”, explica.

O espetáculo estreou em março, foi apresentado no Festival de Teatro e Circo em Festa em abril e estará em cartaz no Teatro Guaíra, em Curitiba (principal teatro do Paraná), de 21 a 30 de junho. Por ser um tema chocante e muito presente na sociedade, a peça costuma emocionar o público, e muitas pessoas chegam a chorar. “No final de uma apresentação, uma pessoa me esperou e disse que em um momento parecia que eu estava contando a história dela. Ela se emocionou muito e contou que também teve idas e vindas no relacionamento e, depois de assistir ao espetáculo, percebeu que deveria se manter longe do agressor. Esse foi o maior retorno que eu tive”, narra Michella.

Inscrições para o Quarta Cultural seguem abertas

O Quarta Cultural é realizado pela Fundação Municipal de Cultura e tem por objetivo fomentar a produção cultural em Ponta Grossa. O projeto disponibiliza o auditório do Centro de Cultura às quartas-feiras sem custos para os artistas e produtores locais, possibilitando a eles a arrecadação com a venda de ingressos. As inscrições para o projeto estão abertas até o fim de 2019 e cada atração pode ser apresentada em até duas datas. O espaço está disponível para shows musicais, recitais, espetáculos de teatro, circo e dança, contação de histórias, saraus literários, ações formativas, apresentações de grupos folclóricos e de cultura popular, entre outras modalidades de apresentações artísticas.

Caberá à Fundação Municipal de Cultura a cessão do espaço (sem necessidade de pagamento da taxa de locação), a produção das artes de cada apresentação, a cessão de equipamentos básicos de sonorização e o apoio na divulgação. Já aos proponentes cabe arcar com custos de impressão de materiais gráficos (se for o caso), produção e venda de ingressos, o staff necessário para o dia da apresentação e a entrega do espaço limpo, entre outras responsabilidades. Todo o valor que for arrecadado com a venda de ingressos fica com o proponente.

As inscrições devem ser feitas com, no mínimo, 20 dias de antecedência da data escolhida para a apresentação. Mais informações – bem como o formulário de inscrição – estão disponíveis no www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. Após a leitura completa do edital, os proponentes que ainda tiverem dúvidas podem entrar em contato pelo telefone (42) 3220-1000 – ramal 2087.