Correio dos Campos

Festa do Colono volta em julho, com passeio de Maria Fumaça

Trem turístico e retorno da Festa do Colono, interrompida há vários anos, foram confirmados nesta quinta-feira pela Secretaria de Turismo
6 de junho de 2019 às 20:30
(PxHere)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Tradicional evento de Ponta Grossa, a Festa do Colono retorna ao Distrito de Guaragi em julho com diversas opções de bebidas e comidas – desde o clássico churrasco até o diversificado cardápio oferecido pelos food trucks presentes – e venda de artesanato local. A comemoração, que conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, será realizada nos dias 06, 07, 13 e 14 do próximo mês e terá entre suas principais atrações um passeio de Maria Fumaça, a 204 Mallet, que percorrerá o trecho entre o Desvio Ribas e Guaragi, totalizando cerca de 36 quilômetros entre as belas paisagens dos Campos Gerais.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo (Setur), Edgar Hampf, o evento deste ano traz um resgate de duas tradições do município: a Festa do Colono e os Passeios de Trem. “Estamos tratando de dois resgates, a tradição dos passeios de trem e a Festa de Colono, eventos que tem um grande apelo emocional junto aos cidadãos de Ponta Grossa, e nos permitem, além de tudo, unir comunidade em torno do Distrito Guaragi e estimular a recuperação de suas próprias raízes, fomentando, inclusive, a criação de um produto turístico com a cara de Ponta Grossa”, destaca Hampf. O passeio com o trem comemorativo é uma ação desenvolvida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF/SC), que também opera trens eventuais em outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A SeTur, lembra o secretário, iniciou esse resgate em 2018, quando trouxe novamente para Ponta Grossa o trem comemorativo, uma iniciativa que teve aplauso unânime, também em parceria com a ABPF/SC. “Promovemos alguns ajustes importantes, inclusive e especialmente abrindo a possibilidade de o turista poder fazer apenas um dos trechos de trem, usando ônibus para a ida ou retorno”, explica Edgar Hampf. Entre as novidades previstas para este ano está um vagão destinado exclusivamente a apreciadores de cerveja, que poderão experimentar sabores da marca Oak Beer, produzida em uma fábrica instalada no Distrito de Guaragi e já integrada à Rota da Cerveja.

Maria Fumaça

Com duração de aproximadamente duas horas, o passeio Desvio Ribas – Guaragi contará com saída às 9h e retorno às 14 horas para a população. Os ingressos estarão a venda, a partir de segunda-feira, nos Supermercados Tozetto e no Shopping Palladium.

Confira os horários dos passeios de trem:

Sábado, dia 06 de julho: ida do Desvio Ribas a Guaragi às 9h, e retorno Guaragi/Desvio Ribas às 14h.

Domingo, dia 7 de julho: ida do Desvio Ribas a Guaragi às 9h, e retorno Guaragi/Desvio Ribas às 14h.

Sábado, dia 13 de julho: ida do Desvio Ribas a Guaragi às 9h, e retorno Guaragi/Desvio Ribas às 14h.

Domingo, dia 14 de julho: ida do Desvio Ribas a Guaragi às 9h, e retorno Guaragi/Desvio Ribas às 14h.