Correio dos Campos

CMEI inaugura reator de compostagem para aproveitar as sobras de alimentos

CMEI Marjorie Bitencourt Emilio Mendes, no Boa Vista, leva para alunos os benefícios da educação saudável e ensina como aproveitar 100% dos alimentos
6 de junho de 2019 às 20:59
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta semana o CMEI Marjorie Bitencourt Emilio Mendes apresentou para a comunidade um reator de compostagem desenvolvido com o apoio do curso de Química da UEPG. A ação está inserida no programa Agrinho, realizado pela Secretaria Municipal de Educação em toda a Rede. A ideia surgiu após a construção de uma horta na unidade, a qual fornece verduras e hortaliças que estão presentes nos pratos dos alunos.

A professora Michelly Rutte viu nas sobras das refeições uma oportunidade de utilizá-las e transformar em adubo para a horta. Para a professora, o trabalho ensina as crianças a darem valor aos alimentos. “Eles aprendem como aproveitar os alimentos, comida esta que ia para o lixo e agora tem serventia para cuidar das plantas”, declara Michelly, precursora do projeto.

A compostagem e cuidados com a horta são realizados pela professora e pelos alunos diariamente após o almoço. Dois pequenos grupos de 5 alunos são escalados todos os dias para atividade. Um dos grupos mistura a comida com serragem, que é componente do misto e, por fim, o colocam no reator. Enquanto isso a outra equipe rega e cuida da horta, que fica ao lado do equipamento.

A montagem e planejamento do reator foram realizadas pelos alunos do curso de Química da UEPG, orientados pelo professor Sandro Xavier. “O projeto é mais do que falar de compostagem, ele colaborou para a saúde dos alunos, ele mudou hábitos alimentares e a consciência”, relata Sandro, professor que apoia a discussão sobre o aproveitamento dos alimentos.

O projeto ultrapassou os espaços da unidade e se estendeu para a casa dos pequenos alunos. Como aconteceu com a família de Nicolas Bueno, do infantil V, a vida alimentar da família mudou depois da atividade. “O que meu filho aprendeu no CMEI transformou os nossos hábitos alimentares, desde então toda nossa casa se alimenta de forma saudável e meu filho não tem mais anemia”, comemora Jackson Bueno, pai do Nicolas que hoje também possui uma horta em sua casa, construída em conjunto com sua família.

Moção de aplauso para a Escola Mun. Maria Antônia de Andrade

A Escola Municipal Maria Antônia de Andrade recebeu, nesta semana, duas Moções de Aplauso da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. A honraria foi concedida pela construção e uso de uma cisterna, em um projeto de sustentabilidade ambiental. O projeto “Cada gota conta” está inserido no programa Agrinho. Com a iniciativa a instituição economiza mais de 150 litros de água por semana. A água reciclada é usada para lavar os pátios e também regar a nova horta, onde as crianças plantaram morangos, salsinha e cebolinha.