Correio dos Campos

Acadêmico da UniSecal é homenageado por ‘Projeto Social’ em Curitiba

Aluno utilizou de conhecimentos adquiridos na disciplina de TGA para criar o projeto. São aulas de Muay Thai, Judô, violão, dança, entre outros.
6 de junho de 2019 às 11:00

COM ASSESSORIAS – No último dia 23 de maio, na cidade de Curitiba (PR), o acadêmico de Administração da UniSecal, Samuel Sleiman Mouchaileh Neto, foi homenageado pelos serviços prestados em prol de toda a região da Colônia Dona Luiza, em Ponta Grossa (PR). Por meio de aprendizados recebidos em sala de aula, o aluno criou um projeto social no Núcleo Residencial Santa Maria, o qual é presidente da Associação de Moradores há dois anos, e que atende mais de 300 pessoas da comunidade. A homenagem foi realizada pela Federação do Terceiro Setor do Estado do Paraná (Fetespar) e pela Federação Democrática das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes e Sociais de Curitiba (Femotiba).

Com a contribuição da comunidade, Samuel criou dez projetos sociais com o objetivo de promover a qualidade de vida nos bairros, pois, segundo ele, não existiam atividades voltadas para os jovens. “Em nossa região da Colônia Dona Luiza, não tínhamos nenhum projeto para entreter e retirar das ruas jovens que, possivelmente, poderiam entrar nas drogas ou crime. Com isso, criamos aulas de Muay Thai, Judô, Violão Solidário, entre outros”, explica o aluno.

De acordo com o acadêmico, o reconhecimento é fruto de seu trabalho na comunidade. “É uma honra receber esta homenagem. Agradeço a Cirleide Silva e a todos os moradores da região da Colônia Dona Luiza. É sempre muito bom estar com pessoas que dedicam parte importante de suas vidas para ajudar a comunidade. Com certeza é um grande incentivo”, relata Neto.

Aprendizado teórico colocado em prática
Atualmente no 7º período, Samuel utilizou de conhecimentos adquiridos na disciplina de Teoria Geral da Administração (TGA), especificamente em Planejamento Estratégico e Comportamento Organizacional, para desenvolver o projeto social. “Pude observar nestas matérias que somos nós os responsáveis por mudar a realidade em que vivemos. Como a professora Rubinha nos dizia – TGA é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não importa onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas ou não. Com isso, apliquei em alguns projetos e outros vieram da aceitação dos moradores”, comenta o futuro administrador.

Os projetos sociais acontecem durante a semana e são divididos em: Projeto Social Kilo de Esperança; Projeto Social Muay Thai na Comunidade; Projeto Social Judô para Todos; Projeto Jiu-jitsu Lutar Por Cristo; Projeto Social Violão Solidário; Sexta da Melhor Idade; Roda de Bamba Capoeira; Projeto ProfitFuncional; Projeto ProfitJump; e Projeto Tempo de Dançar Ballet. Jovens e adultos podem participar das atividades.

Segundo Samuel, “todos os projetos tem a aceitação dos moradores, como o Projeto Social Kilo de Esperança, por exemplo, que leva alimento para famílias em situação de risco e vulnerabilidade. Já atendemos mais de 120 famílias”, enfatiza.

Futuro
Com a homenagem, o estudante da UniSecal espera crescer o projeto social cada vez mais, via conhecimentos aprendidos em sala de aula. “É algo que nos motiva ainda mais, saber que o aprendizado adquirido na UniSecal beneficia não somente a minha região, mas toda a comunidade. O próximo passo é nos tornarmos Instituto, multiplicar o que começamos aqui na região da Colônia Dona Luiza e levar para outros bairros da cidade”, finaliza.

Para conhecer mais os projetos desenvolvidos pelo aluno de Administração da UniSecal, basta acessar a página (https://www.facebook.com/vila.santamariaeregiao/) da Associação de Moradores do Núcleo Residencial Santa Maria.