Correio dos Campos

Força Verde Mirim faz visita à Águia Florestal

Alunos do programa realizado na Escola Municipal Eloy Avrechack, em Itaiacoca, conheceram as instalações da holding no Dia Mundial do Meio Ambiente
5 de junho de 2019 às 19:14
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 05 de junho, alunos do programa Força Verde Mirim realizaram uma série de atividades pedagógicas. Eles seguiram da Escola Municipal Eloy Avrechack, na localidade de Cerrado Grande, em Itaiacoca, onde estudam, para uma visita à Águia Ambiental e outras ações em defesa do meio ambiente na região urbana. O programa é realizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar Ambiental e a empresa Águia Florestal.

As 25 crianças participantes são do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. O programa tem o objetivo de ser como uma semente, preservando o meio ambiente para gerações futuras e conscientizando as crianças sobre a importância da responsabilidade com a natureza. Na atividade desta quarta eles conheceram a empresa, que tem presença em Itaiacoca com grandes áreas de floresta plantada. Os pequenos policiais ambientais também circularam pela empresa para incentivar os trabalhadores a tomar ações de cuidado com o meio ambiente.

Os alunos também conheceram animais taxidermizados e partiram para uma blitz educativa, levando o recado do campo para o centro da cidade. “A blitz faz parte do programa, onde os alunos colocam em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Nessa atividade eles multiplicam as ideias e conceitos sobre a preservação do meio ambiente, que é preservar a vida. Eles são guardiões da natureza, então estão pedindo para que as pessoas preservem e cuidem do nosso planeta”, diz a diretora Sueli Mika Antunes.

“Eu achei legal porque a tente não está fazendo tudo no mesmo lugar. Fomos a lugares diferentes”, conta o aluno Eros Lorenzo Moreira, 8 anos, morador do Passo do Pupo. Ele adorou ver os animais empalhados, que jamais viu na natureza, embora viva próximo a áreas florestais.

O engenheiro florestal Álvaro Scheffer Júnior recebeu as crianças. “A empresa tem uma ligação muito grande com o meio ambiente, uma vez que 50% da sua área é composta por florestas preservadas ou nativas”, conta o engenheiro. Ele relata que o programa de educação ambiental é realizado para que as crianças, desde pequenas, cresçam com a consciência de que o meio ambiente é a casa delas. “Nada mais justo que as crianças que estão aqui e aquelas que estão por vir tenham direito a ele”, aponta. Segundo ele, com o programa, um reflexo positivo foi sentido na própria empresa, onde os trabalhadores passaram a ter mais cuidado com as questões ambientais – influenciados por filhos e colegas que estudam na escola.