Correio dos Campos

ACIPG comemora fim da aposentadoria de ex-governadores

Ofício parabeniza deputados estaduais por se posicionarem favoráveis
5 de junho de 2019 às 14:31

COM ASSESSORIAS – A Associação Comercial, Industrial e Empresarial enviou nesta quarta-feira (5) um ofício parabenizando a deputada estadual Mabel Canto (PSC) e o deputado Plauto Miró Guimarães (DEM), representantes de Ponta Grossa na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), por votarem favoravelmente para retirar da Constituição do Paraná, o trecho que permite que ex-governadores recebam uma aposentadoria especial derivada do período que ficaram à frente do Palácio Iguaçu.

Os ofícios foram diferentes pelo fato da deputada Mabel, além de ter votado favoravelmente nas duas sessões pela mudança na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 01/2019, votou também pela aprovação da emenda, proposta pelo deputado estadual Homero Marchese (Pros), que extinguia também as aposentadorias dos benefícios que já estavam em vigor.

Já para o deputado Plauto, o ofício o congratula pela sua postura na segunda votação apenas, considerando que por motivos de saúde, o parlamentar não compareceu na sessão do dia 15 de maio, em que a PEC foi votada em primeira votação juntamente com a emenda. “Sentimos de o deputado Plauto não poder votar favorável à emenda, que tinha como objetivo retirar este privilégio não apenas dos futuros, mas dos ex-governadores e as respectivas viúvas, que recebem atualmente. No entanto, por entendermos não ser justo, trabalharemos para que em outra oportunidade, o assunto volte a ser proposto e contaremos com nossos deputados para acabar com este privilégio”, disse o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca.

Hoje, oito ex-governadores do Paraná (Beto Richa, Orlando Pessuti, Jaime Lerner, Mário Pereira, Roberto Requião, João Elízio de Ferraz Campos, Emilio Hoffman Gomes e Paulo Pimentel), além de três viúvas (Arlete Richa, Madalena Mansur e Rosi Gomes da Silva) que recebem o benefício vitalício, de aproximadamente R$ 30 mil por mês cada.

Para Fonseca, dentro das possibilidades, ambos os deputados estão de parabéns por representarem os interesses dos setores produtivos, bem como da população em geral. “O cenário atual financeiro das instituições públicas não apenas no Paraná, merece uma atenção especial e medidas que gerem economia como esta, por exemplo, é salutar para o estado, mas também reduz privilégios do setor político”, finaliza o presidente da ACIPG.