Correio dos Campos

Calouros da UniSecal realizam ‘Trote Solidário’ no Lar das Vovozinhas

A UniSecal foi a instituição pioneira, na cidade de Ponta Grossa (PR), a realizar um Trote Solidário. O primeiro aconteceu no ano de 2005
27 de maio de 2019 às 20:58
Acadêmicos realizaram doações e passaram uma tarde com as senhoras da instituição. (Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Os calouros dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UniSecal realizaram no último sábado, 25 de maio, o trote solidário no ‘Lar das Vovozinhas Balbino Branco’. Os acadêmicos doaram bolachas, café, leite e produtos de limpeza, e, além disso, os estudantes promoveram um café da tarde com as senhoras, com bolos, salgados e sucos. Objetivo da atividade é impulsionar nos alunos a preocupação com ações sociais e um desenvolvimento sustentável, seguindo a missão da UniSecal que é a de transformar pessoas.

Segundo a coordenadora das graduações, Rúbia Carla Santi, o engajamento dos alunos com o projeto é sempre positivo. “O projeto social é deles, desde o momento da escolha da instituição, as necessidades desta entidade, arrecadação e atividades que podem ser realizadas. Além disso, a formação humana, evidenciar nestes alunos solidariedade, ética e preocupação com o próximo”, afirma a docente.

Calouros aprovam

De acordo com o acadêmico João Guilherme Pereira, do curso de Administração, ações como o ‘Trote Solidário’ são experiências que “nos tornam mais humano e, na formação profissional, isso é essencial para uma boa vivência e liderança. Além disso, também aprendemos a ter mais empatia com o próximo”, relata o calouro.

Para a aluna de Contábeis, Samanta Kaira, a participação na ação solidária foi de aprendizado. “Muito bom. Uma experiência ímpar, doação de tempo, podendo dar carinho e atenção. Levamos uma bagagem para a vida e aprendemos muito”, finaliza Kaira.

Trote do bem

A Faculdade Secal foi a instituição pioneira a realizar um trote solidário na região. O primeiro foi em 2005. Na UniSecal, ao invés de ritos de passagem violentos ou ultrajantes, os calouros são recepcionados pelos veteranos com ações de cunho social e assistencial às entidades que trabalham no atendimento a grupos com vulnerabilidade social. Dezenas de entidades já foram beneficiadas com o Trote Solidário em Ponta Grossa e nos Campos Gerais. A ideia inicial do projeto surgiu com o curso de Administração e depois se expandiu para as demais graduações da instituição.