Correio dos Campos

Polícia Civil de Ponta Grossa alerta sobre golpes das operadoras de cartões de crédito

21 de maio de 2019 às 16:45

COM ASSESSORIAS – Depois de vários ponta-grossenses caírem no golpe, a Polícia Civil decidiu orientar a população sobre como proceder em situações parecidas com as descritas abaixo.

De acordo com a polícia, o golpe inicia com uma ligação para a vítima, feita por uma pessoa que se passa por funcionário do banco ou operadora do cartão, a qual informa que o cartão foi clonado e que o mesmo precisa ser bloqueado.

O golpista orienta que o cliente corte o cartão ao meio e solicite um novo cartão pelo atendimento eletrônico. Nesse momento o estelionatário solicita a senha do cartão antigo e informa que, por medida de segurança, um motoboy irá ao encontro da vítima para buscar o cartão de sua titularidade.

Na maioria das vezes a vítima desconhece o fato de que somente cortar o cartão não o inutiliza, já que a maioria das maquinetas obtêm as informações através do chip do cartão. Sendo assim, o golpista tem em mãos os dados do cartão e a senha, podendo fazer qualquer transação bancária até chegar o limite estipulado pela banco gestor do cartão.

Baseado nessas informações, a Polícia Civil orienta que nenhum banco solicita o cartão de volta ou se oferece para retirá-lo na casa do cliente. Em casos assim, desligue o telefone e procure sua agência bancária para verificar quaisquer irregularidades. Além disso, procure também uma Delegacia de Polícia.