Correio dos Campos

Prefeitura intensifica ações para doações de leite humano

20 de maio de 2019 às 19:52
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – No último dia 19 é comemorado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano. Por conta disso, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está realizando uma série de ações para aumentar a divulgação e captação de leite materno na cidade de Ponta Grossa. As ações vão desde atividades internas, como fixar cartazes nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) e maternidades, até panfletagem no calçadão, próximo ao Terminal Central. Essa ação acontece amanhã (21), das 9h às 12h.

“Os novos cartazes estão contando com o número para informações e esclarecimentos de dúvidas, quanto mais lugares e pessoas estiverem sabendo do trabalho realizado e do bem que a doação faz, mais crianças estarão sendo salvas, por isso também faremos panfletagem”, destaca a coordenadora do Banco de Leite Humano, Ana De Bastiani.

Em Ponta Grossa o Banco de Leite Humano recebe mensalmente 90 litros de leite de 70 doadoras. Esse leite após ser pasteurizado é distribuído para os hospitais e utilizado principalmente nas UTIs neonatais, para os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que não sugam, infectados, portadores de imunodeficiência ou outras condições de risco. “O leite materno é importante para os bebês, principalmente para os que estão hospitalizados, portanto todas as mães que amamentam podem ser possíveis doadoras”, explica Ana.

Para ser doadora a mãe deve ter leite excedente, estar amamentando o seu bebê, ser saudável, não ser tabagista ou etilista e não fazer uso de drogas ilícitas. Será feito um cadastro e fornecido o material e orientações necessárias para a coleta. Semanalmente uma funcionária do Banco de Leite Humano irá até a residência buscar o leite coletado.

Durante essa semana haverá a entrega de rosa para cada doadora atualmente cadastrada, como forma de agradecimento, na visita domiciliar. As rosas foram patrocinadas pela Associação dos Amigos do Hospital da Criança de Ponta Grossa.

O Banco de Leite Humano está localizado no Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. O telefone para contato é 3220-1050, ramal 4718.