Correio dos Campos

Semana do MEI traz serviços gratuitos para empreendedores

Evento acontece de 20 a 24 de maio na Prefeitura; além da oferta de serviços, haverá também capacitação para uso da ferramenta Sala Digital
17 de maio de 2019 às 11:52
Foto: arquivo

IMPRENSA/Ponta Grossa – Integrando a programação nacional do Sebrae, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Coordenadoria de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, promove do dia 20 a 24 de maio a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Além do atendimento normal da Sala do Empreendedor, outras instituições e parceiros estarão prestando atendimento e serviços gratuitos no Paço Municipal. A Semana do MEI acontece na próxima semana, das 12h às 17 horas, ao lado da Sala do Empreendedor.

“Este ano, trouxemos mais parceiros para dentro da Prefeitura. São faculdades que prestarão orientações, licenciadores de alvará, instituições bancárias ofertando crédito, informações sobre associativismo, INSS esclarecendo sobre questões de previdência e outros. Ou seja, tudo para facilitar o acesso do pequeno empreendedor aos benefícios e informações que ele tem direito”, explica a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação, Tônia Mansani.

Além dos serviços e parceiros, a Semana do MEI 2019 terá uma novidade: será também ofertada capacitação no balcão todos os dias para que os microempreendedores dominem o uso da ferramenta Sala Digital, site do órgão que faz atendimento aos MEIs e facilita os trâmites para o empresário, oferecendo soluções online. A Sala do Empreendedor já realiza capacitações mensalmente, mas irá intensificar as orientações durante a Semana do MEI.

Também participarão do mutirão a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Sindilojas, o INSS, a Faculdade Sagrada Família, Vigilância Sanitária e instituições bancárias. Está prevista na programação uma oficina sobre vendas na gestão pública, prestando orientações aos MEIs sobre como vender para as administrações públicas, e consultoria na área de Marketing. Os interessados devem se inscrever previamente através do e-mail  “mailto:[email protected]

DASN
Outra atividade importante da Semana do MEI é a prestação de orientações para elaboração da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que tem como prazo final o dia 31 de maio. A declaração é feita pela internet, mas o microempreendedor terá orientações junto aos atendimentos da Sala do Empreendedor e parceiros na Semana do MEI.

Em 2018, foram realizados cerca de 1.900 atendimentos e a meta para este ano é superar esta marca. Os interessados no atendimento da Semana do MEI devem comparecer já com cópia dos documentos pessoais e dos documentos da empresa, para agilizar os atendimentos.