Correio dos Campos

Curso de Direito da UniSecal lança projeto inovador em PG

Projeto foi inspirado no 'Museu da Empatia', criado em Londres, e tem como objetivo promover a empatia e aproximar as pessoas, por meio de relatos de vida.
17 de maio de 2019 às 09:29

COM ASSESSORIAS – O curso de Direito da UniSecal lançou na última terça-feira, 14 de maio, o projeto ‘Por onde andam os seus sapatos?’. Inovador na cidade de Ponta Grossa (PR), a iniciativa foi realizada pela coordenadora do curso, Profa. Ma. Renata Young Blood, e pela Profa. Ma. Glaucia Mayara Niedermeyer Orth. Por meio da Justiça Restaurativa, dez histórias de vida foram compartilhadas por um detento, transexual, cadeirante, recicladora, paciente de hemodiálise, entre outros, com o objetivo de promover a empatia e aproximar as pessoas. ‘Por onde andam os seus sapatos’ foi inaugurado no campus III da UniSecal, durante a ‘6ª Semana da Cidadania’.

Inspirado no projeto ‘Empathy museum: a mile in my shoes’, criado em Londres, depoimentos foram gravados por pessoas dispostas a compartilharem suas histórias de vida, permitindo uma maior visibilidade às suas dores e superações. Cada áudio foi inserido em um QRCode para que, por meio dos smartphones, as pessoas pudessem escutar as histórias. “Pensamos em fazer isso de uma forma interessante e lúdica. Então, pedimos para que as pessoas nos contassem suas histórias e nos doassem um sapato. Nesse contexto, colocamos os calçados no campus III, junto com os QRCodes, para que os acadêmicos pudessem ‘vestir os sapatos’ e se conectassem com os personagens”, explica a docente Renata.

Segundo a educadora Glaucia, desenvolver o projeto foi uma experiência nova e gratificante. “Estivemos em muitos lugares e contextos diferentes e, ao ir ao encontro dessas pessoas, conseguimos compreender melhor suas histórias de vida. E todo mundo tem uma história. Somente conhecendo ela é que conseguimos nos colocar em seu lugar, humanizar o outro e poder, quem sabe, conviver de forma mais harmoniosa”, enfatiza Orth.

Projeto segue na UniSecal

Até esta sexta-feira, 17 de maio, a partir das 18h, ‘Por onde andam os seus sapatos?’ segue no campus III da UniSecal, localizado na Rua Júlio de Castilho, 642, Centro, Ponta Grossa, Paraná. Além disso, o projeto visa ser apresentado na próxima semana, 20 de maio, no campus I da instituição (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro). Para escutar os áudios, é necessário um celular que já tenha um leitor de QRCode ou mesmo um aplicativo, o qual pode ser encontrado nas lojas de aplicativos de cada smartphone.

De acordo com Renata, tantos os personagens, como os ouvintes, são modificados pelas histórias de vida apresentadas. “Toda vez que elas compartilham sua vida, é como se elas dissolvessem a dor e à ressignificassem. Elas passam a ver um sentido mais positivo para o que estão passando. Já para aqueles que escutam, faz refletir o quanto julgamos muito pela aparência e, quando conhecemos a essência da pessoa, nosso julgamento desaparece. Quando as pessoas começam a escutar a história da outra, há conexão, porque muitas das histórias dos outros, são a nossa própria história”, finaliza.

Convite para outros espaços

Por ser um projeto itinerante, que visa levar as histórias para outras pessoas, ‘Por onde andam os seus sapatos?’ já recebeu convites para ser apresentado na Câmara Municipal de Ponta Grossa e na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), porém, ainda sem datas definidas.

Para aqueles que não têm disponibilidade em se dirigir à UniSecal, os dez depoimentos podem ser encontrados clicando no link (https://soundcloud.com/unisecal/sets/por-onde-andam-os-seus-sapatos).

Outras informações basta acessar o site da instituição (http://unisecal.edu.br/) ou entrar em contato com a Central de Relacionamento nos telefones: (42) 3220-6700 ou (42) 9 9107-6446.