Correio dos Campos

Professores municipais conhecem processo de logística reversa

Coordenação pedagógica conheceu por dentro processo de separação e destinação de resíduos para oferecer mais conteúdo aos alunos do Município
15 de maio de 2019 às 20:07
(Vanderson Padilha)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nesta quarta-feira (15) a coordenação pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), responsável pela realização do projeto “Campo Limpo”, realizou uma imersão na Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais – AssoCampos -, no Distrito Industrial. A reunião teve por objetivo explicitar o funcionamento do projeto, material educativo, bem como as ferramentas didáticas e on-line e seu potencial para o aprendizado dos alunos.

O projeto “Campo Limpo”, realizado em parceria entre a SME e a Assocampos, está na terceira edição e oferece às crianças da Rede conteúdo sobre meio ambiente para trabalho nas escolas municipais. Dentre o material estão cartilhas e jogos para serem brincados em grupos pelas turmas do 4º e 5º anos. Neste ano, nove escolas em Ponta Grossa estão participando do programa.

Neste ano o projeto o tem como temática o protagonismo do aluno na gestão dos resíduos sólidos, incentivando a criança nas lógicas possíveis de redução dos resíduos no meio ambiente. Segundo a pedagoga Aparecida Castanho, essa etapa é importante para a prática do projeto. “O ganho neste trabalho é não só das crianças, como também dos pais, da comunidade e do meio ambiente”, disse a professora coordenadora do projeto.

O projeto é inserido nas atividades escolares juntamente com o cronograma pedagógico já existente. As coordenadoras da Rede fizeram uma visita guiada conhecendo como é realizado o processo de logística reversa dos resíduos do campo – entre eles, as embalagens de agrotóxicos. Para Joycelaine Cabral Barros, coordenadora pedagógica da Escola Guitil Federmann que esteve presente na visita, as atividades dos projetos são um enriquecimento a mais para a sala de aula.

Segundo o representante da Assocampos, Luiz Fernando Marion, o projeto visa contribuir para a conscientização das crianças quanto à responsabilidade compartilhada dos resíduos sólidos. “Buscamos sensibilizar os alunos quanto à responsabilidade compartilhada, desde jogar o papelzinho de bala no lixo”, disse Marion. Ainda neste ano, as turmas participarão de concursos de desenho e redação, seguindo a temática do ano. Os três primeiros colocados são premiados e concorrem no concurso nacional.