Correio dos Campos

Prefeitura passa a vacinar contra Febre amarela em salas fixas

11 de maio de 2019 às 15:19
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A campanha contra a doença Febre amarela encerrou, mas a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e Imunização, continua imunizando a população, desta vez dentro da rotina das salas de vacina, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. De janeiro a abril de 2019 cerca de 35 mil pessoas procuram os serviços de saúde para se vacinar e garantir a imunização contra a doença, porém a FMS constatou que este número está baixando.

“Percebemos que a população ponta-grossense está deixando de se vacinar contra a febre amarela, o que nos preocupa, pois é uma doença perigosa. Apesar das vacinas estarem disponíveis nas 19 salas de vacina, a comunidade não está mais procurando”, destaca o médico Rodrigo Manjabosco.

O município de Ponta Grossa está com 67% da população imunizada, o que equivale a 270 mil pessoas. O público passou a ser estendido, ou seja, todo cidadão a partir de nove meses pode procurar os serviços para se vacinar. “O público-alvo que inicia nos noves meses de idade, até os 15 anos estão com a cobertura acima de 90%, o maior problema é depois disso, ela vai diminuindo”, explica a enfermeira Daniele Fabian.

As 19 salas de vacina estão espalhadas no município e ficam localizadas dentro de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Sobre a doença

A Febre amarela é uma doença infecciosa, de gravidade variável, transmitida por mosquitos a pessoas não vacinada. Ela pode ser evitada através da vacina, depois de contraída, o tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações. Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.