Correio dos Campos

Conseg auxilia Distrito Industrial para aumentar segurança

11 de maio de 2019 às 12:51
(Divulgação/ACIPG)

COM ASSESSORIAS – Nesta semana, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), recebeu empresários do Núcleo do Distrito Industrial de Ponta Grossa (NDI), do Programa Empreender, da Associação Comercial, industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), para discutir medidas de segurança para evitar furtos nas indústrias. A intenção é realizar uma parceria público-privada para dar melhores condições das forças de segurança, atenderem as empresas. Participaram da reunião, diversos nucleados, como também representantes das Polícia Civil e Militar, além da Guarda Municipal e Polícia Federal.

De acordo com o coordenador do NDI, Otto Ferreira Neto, a sucessão de tentativas e furtos ocorridos no mês de abril motivou os empresários a solicitarem o auxílio do Conseg. O coordenador relata que a intenção é sincronizar os esforços com as forças de segurança do município, a fim de alinhar uma maneira eficiente de combate ao crime no Distrito Industrial. “Contamos com um sistema de monitoramento privado, com 12 câmeras de vigilância adquiridas pelos empresários do Distrito. O objetivo com estas câmeras, é realizar uma parceria público-privada, em que as autoridades competentes realizem o monitoramento e atuem de maneira preventiva, acionando a força de segurança que esteja mais próxima”, explica.

A presidente do Conseg, Jane Villaca, comenta que já não é a primeira vez que o Conselho intervém neste processo. De acordo com ela, a cerca de três anos, o Conseg buscou junto as forças de segurança uma maneira de auxílio para o Distrito Industrial, mas que acabou não se concretizando. “Entendemos que, atualmente, um projeto em parceria com a Prefeitura seria o ideal, pois sem as câmeras do Município, não seria uma vigilância certa e fixa, mas se limitaria apenas a rondas ostensivas esporádicas. Se consolidada uma ação conjunta, certamente será muito produtiva”, avalia Jane.

Para a próxima terça-feira (14) está agendada uma nova reunião para tratar do assunto, em que será convidada para participar, também a Polícia Rodoviária Federal (PRF).