Correio dos Campos

Assistência Social capacita funcionários para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva

11 de maio de 2019 às 15:31
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Funcionários da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS) e da Fundação Municipal de Assistência Social (FASPG), participaram na quinta-feira (9) de uma palestra denominada “Vivência em Línguas”. A atividade visa contribuir na capacitação dos servidores para o atendimento de pessoas com deficiência auditiva.

A atividade foi realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Centro Pontagrossense de Reabilitação Auditiva e da Fala Geny de Jesus Souza Ribas. Equipe técnica do departamento de proteção social básica e especial participaram da capacitação. “Nós buscamos sempre oferecer mais conhecimento para os funcionários do município e sentimos que era essencial capacitar as equipes para atender as demandas das pessoas surdas que buscam os serviços de assistência social em Ponta Grossa”, destaca a Superintendente da SMPPS, Isane Gewehr Kanson.

Através da SMPPS e da FASPG a Prefeitura desenvolve ações de políticas públicas sociais visando melhores condições de saúde, educação, alimentação, formação profissionalizante e garantia de direitos para os usuários, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referencia Especializada da Assistência Social (Creas), Departamento da Pessoa com Deficiência, Departamento do Idoso e outros. “Nossa intenção é inserir todos os tipos de ações para o público que atendemos, trazer atividades que socializam os usuários, oferecem melhores condições de vida, inserindo rotinas de aprendizados dentro do cotidiano das pessoas que tem algum tipo de deficiência”, comenta a secretaria da SMPPS e presidente da FASPG, Simone Kaminski.

As pessoas surdas ou com deficiência auditiva podem buscar atendimento especial em atividades de educação física e fisioterapia, oferecidas através do Ginásio Jamal Farfajallah Bazzi. Os interessados nestas e em outras atividades podem entrar em contato com a coordenação do departamento através do 3222-3118.

Na sede da Fundação e da Secretaria são realizadas orientações e encaminhamentos de segunda a sexta-feira das 8h as 17h, na rua Joaquim Nabuco, 59 (atrás do Shopping Palladium).