Correio dos Campos

Receita com ISS do Turismo aumenta 46% no município

9 de maio de 2019 às 14:16
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa ampliou em 46% a arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) das áreas específicas do turismo no último ano. O número leva em consideração a movimentação relacionada a transportes, alimentação, hospedagem, segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), divulgadas a propósito do Dia Nacional do Turismo, comemorado neste 8 de maio.

De acordo com o secretário de Turismo, Edgar Hampf, o crescimento da arrecadação é reflexo direto da ampliação e consolidação do setor e do desenvolvimento de novos produtos turísticos de qualidade durante os últimos anos. “Nós temos trabalhado na consolidação de iniciativas estratégicas e que levam em consideração as principais características da cidade” declara. “Hoje ainda é preponderante o turismo de negócios e eventos em Ponta Grossa e, por isso, estamos criando produtos que propiciem novas experiências aos turistas que vem até a cidade com essa intenção. Assim surgiram produtos novos, como a Rota da Cerveja, fruto de uma parceria com o SEBRAE e Associação de Microcervejarias de Ponta Grossa”, completa. Para o secretário, esse novo produto atende também uma demanda crescente de turismo de experiências e gastronômico, com reflexos altamente positivos em várias frentes.

Outro sintoma do desenvolvimento do setor na cidade, segundo o secretário de Turismo, é a estruturação de empresas de turismo receptivo, empreendimentos dedicados a oferecer pacotes e passeios específicos, inclusive traslados e outros serviços. “A utilização da força do turismo de eventos como porta de acesso para outras experiências precisa ser acompanhada pela disponibilização de mão-de-obra qualificada. Por isso, nós investimos na capacitação do setor e o resultado desse cuidado tem sido a instalação de empresas voltadas ao turismo receptivo, com muito espaço para continuar a crescer nos próximos anos, e ainda suprindo uma carência crônica do setor na cidade e na região. O que pode nos levar a um novo patamar de negócios no Turismo, com excelentes reflexos na geração de emprego e renda”, conclui Hampf.

QR CODE

Entre as medidas desenvolvidas para ampliar o alcance dos atrativos da cidade, a Secretaria de Turismo disponibiliza em todos seus impressos e publicações um QR Code, ferramenta que proporciona o acesso a um site específico da Setur com informações sobre gastronomia, turismo religioso, cultural, ecológico e meios de hospedagem em diversas línguas (Inglês, Espanhol, Coreano e Japonês). Também é possível acessar vídeos, informações sobre a Lei de Incentivo a Eventos, Coleção de Ruas do Passado, Feira da estação e Caminhos de Itaiacoca.