Correio dos Campos

Feira Verde tem aumento de 17% nas trocas de material reciclável no primeiro trimestre

A quantidade representa 137 toneladas de reutilizáveis que receberam destinação correta
9 de maio de 2019 às 15:32
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), divulgou nesta quinta-feira (09) o balanço trimestral do programa ‘Feira Verde’, projeto que incentiva a destinação correta de reutilizáveis, a produção de alimentos na agricultura familiar, o consumo de produtos saudáveis e a utilização do transporte coletivo. Durante o período, que compreendeu os meses de fevereiro, março e abril, 20.777 pessoas foram atendidas, 943 toneladas de material reciclável foram trocadas por 206 toneladas de alimentos do hortifrúti e 4.529 passagens de ônibus. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a quantidade de material reciclável recolhido aumentou 17,07%, o que representa 137 toneladas a mais.

De acordo com o secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, o aumento é reflexo das mudanças implantadas no ‘Feira Verde’. “No início deste ano os caminhões que realizam as trocas passaram por manutenção, as equipes de servidores foram treinadas e, além disso, ampliamos o programa com o Passe Verde, que inclui a troca de material reciclável por passagens no transporte coletivo municipal”, afirma. Somente os materiais recicláveis que foram trocados por vale transporte somam mais de 18 toneladas.

Para o diretor do programa, Izidorio Campos, o número é positivo e está em crescente aumento. “Quando comparados os meses de fevereiro, quando o Passe Verde foi implantado, e abril, houve uma adesão de mais de 3.000% nas trocas. O resultado é reflexo da diminuição de oito para quatro quilos de material reciclável por uma passagem de ônibus, proposta pelo prefeito Marcelo Rangel em março”, informa. De acordo com Campos, a equiparação amplia a possibilidade para que a população utilize o benefício tanto no transporte público como também nos alimentos.