Correio dos Campos

Professores de Jornalismo da UniSecal apresentam trabalhos em ‘Encontro Nacional de Jornalistas’

Ao todo foram cinco trabalhos apresentados pelos docentes da UniSecal
7 de maio de 2019 às 19:46
Professores apresentaram os trabalhos no grupo de pesquisa ‘Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino’. (Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Durante os dias 25 e 27 de abril, o Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), sediou o ‘18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo’. E no decorrer do evento, os professores do curso de Jornalismo da UniSecal tiveram seus trabalhos aprovados e apresentados no ‘14º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo’. O 18º ENPJ teve 53 trabalhos apresentados nos Grupos de Pesquisa (GP’s) e contou com professores de dez estados brasileiros.

Com a maioria dos docentes mestres e doutores, as produções foram apresentadas no GP ‘Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino’:

– A sala de aula expandida como prática jornalística: a cobertura esportiva – Prof. Dr. Rafael Kondlatsch;

– O ensino de jornalismo para alunos com deficiência visual severa na UniSecal – Prof. Dr. Helton Costa;

– A construção de Métodos no Ensino Superior da Fotografia e Fotojornalismo em Sala de Aula e In Loco para deficiente visual – Profa. Taís Maria Ferreira;

– A audiodescrição como recurso pedagógico para inclusão do deficiente visual – Profa. Maria Fernanda Cordeiro;

– O jornalismo que foge da manchete diária: A percepção de estudantes do curso de Jornalismo sobre a disciplina de Jornalismo Literário – Profa. Ma. Giovana Montes Celinski e Profa. Ma. Mônica Candéo Iurk.

Sobre a oportunidade em estar apresentando um trabalho no encontro nacional de jornalistas, a educadora Giovana enfatiza que “foi positivo e enriquecedor, pois pude ouvir e compartilhar experiências do processo de ensino/aprendizagem nos cursos de Jornalismo com colegas de diversos lugares do Brasil”, comenta a docente.

Coordenador participa de Fórum da Fenaj

O ‘14º Pré-Fórum Fenaj’ (Federação Nacional dos Jornalistas) teve a mediação do professor e coordenador do curso de Jornalismo, Helton Costa. Durante a atividade o docente, juntamente com a representante da Fenaj, Profa. Ma. Maria José Braga, conversaram sobre ‘Inovações tecnológicas: como preservar o Jornalismo em sua essência?’. Além disso, o educador da UniSecal esteve presente no ‘9º Encontro Abej de Coordenadores de Curso de Jornalismo’.

Além de o debate sobre questões relacionadas à profissão de jornalista, a formação dos alunos foi tema discutido, principalmente assuntos pertinentes ao estágio na área. “Nós temos como objetivo em comum, levar um jornalismo de qualidade para a sociedade. Os debates foram importantes e ajudarão nesse processo, em que a nossa profissão possa continuar tendo a credibilidade que sempre teve”, explica o professor, revelando que a Fenaj, até o ano que vem, colocará uma comissão em funcionamento de qualidade da educação nos cursos, como forma de proteger o ensino do jornalismo.

18º ENPJ

Com a promoção da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), o 18º ENPJ foi realizado pelo curso de Jornalismo da UniSecal, juntamente com o Departamento de Jornalismo da UEPG, e teve como parceiro a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).