Correio dos Campos

Banda-Escola Lyra dos Campos recebe Moção de Aplausos

Homenagem aconteceu nesta segunda-feira, na Câmara de Vereadores
7 de maio de 2019 às 19:06
(Fotos: Divulgação/PMPG)

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Banda-Escola Lyra dos Campos recebeu nesta segunda-feira, 06 de maio, uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Ponta Grossa. A honraria foi proposta pelo vereador Soldado Pastor Ezequiel Bueno, como forma de homenagear este patrimônio musical da cidade. O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, ressalta que a moção é um reconhecimento do Poder Legislativo ao trabalho desenvolvido pela Banda Lyra ao longo destes 67 anos de história.

“A Banda-Escola Lyra dos Campos é um grande patrimônio cultural de Ponta Grossa. Sem dúvida nenhuma essa moção é para todos aqueles integrantes da banda, os atuais e os que também no passado nos honraram com suas presenças, como músicos, diretores, maestros e todos que passaram por essa história muito bonita de 67 anos da Lyra”, afirma Durante. Em 2018, cerca de 23.670 pessoas assistiram a alguma apresentação da Lyra dos Campos, que é composta por mais de 80 alunos (40 deles recebendo bolsa de estudos da Prefeitura, como forma de incentivo à continuidade na educação musical).

Segundo o diretor artístico da Banda, Francismar Rodrigues de Oliveira, a cada ano que passa há um crescimento no grupo. “Essa moção é um sinal que estamos no caminho certo. Isso nos motiva a manter a tradição da Banda, levando a cultura para toda a cidade. Honrarias como esta demonstram que estamos correspondendo às expectativas da comunidade”, ressalta.

Patrimônio Cultural

Mantida pela Prefeitura de Ponta Grossa e administrada pela Fundação Municipal de Cultura, a Banda Lyra realiza diversas ações durante o ano, como concertos em teatros, praças e escolas, além de estar presente nas principais inaugurações realizadas pelo poder público. Em 2018 foram 42 apresentações, em vários espaços da cidade. Nas escolas da rede pública de ensino, promove a ação ‘Banda nas Escolas’, aproximando crianças e jovens da música clássica e dos instrumentos que compõem bandas sinfônicas e orquestras.

Também em 2018 a Banda Lyra realizou, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, uma ação inédita para os alunos surdos do Colégio Estadual Geny Ribas. Por meio do toque, os alunos puderam perceber a diferença dos instrumentos que compõe o grupo. A ação promoveu a democratização do acesso à cultura por meio da acessibilidade.