Correio dos Campos

Prefeitura realiza ‘Dia D’ contra gripe em todas as salas de vacina

3 de maio de 2019 às 10:39
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A campanha iniciou no dia 10 de abril e segue até dia 31 de maio para o público-alvo. Até o momento cerca de 25 mil pessoas foram vacinadas, isso equivale a 24,43% da população total que deve se imunizar. Para garantir que a cobertura vacinal seja completa, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Atenção Primária e setor de Imunização, realizará um segundo ‘Dia D’ neste sábado (4), disponibilizando todas as salas de vacina para imunização exclusiva contra a Influenza.

Ao todo serão 19 Unidades Básicas de saúde (UBS), com salas de vacina, abertas para atender a população-alvo, incluindo as na zona rural, Guaragi e Biscaia. O atendimento inicia as 9h e segue até às 16h, não havendo intervalo para almoço. “Estamos realizando uma força tarefa para manter todas as salas de vacina abertas no sábado. É importante que o público procure uma das UBS e se imunize. Neste momento a movimentação é maior, sendo necessário a colaboração da população”, destaca a presidente da FMS, Angela Pompeu.

O público que deve procurar os locais de vacinação são: crianças maiores de 6 meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiverem bebes até 45 dias), profissionais de saúde, professores das instituições públicas e privadas, policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas, doentes crônicos, estes precisam fornecer o pedido disponibilizado pelo médico e que estejam dentro das categorias de risco clinico orientadas pelo Ministério da Saúde. Para se vacinar é importante levar a carteira de vacina, o cartão SUS e um documento com foto.

A cobertura vacinal acumulada até dia 30 de abril é: crianças 8.953 que corresponde a 33,39%, 1.636 gestantes o que corresponde a 40,85% deste grupo, puérperas vacinadas 306 correspondendo a 46,50% do total, 12.020 idosos, estes em oito dias de campanha e que correspondem a 36,52% do esperado. “Ainda estamos abaixo do esperado, mas acreditamos que as campanhas realizadas no final de semana vão chegar até o público que não conseguem ir até as salas de vacina nos dias de semana. O primeiro Dia D vacinou cerca de 5 mil pessoas em apenas nove salas de vacina, nossa expectativa é que a população procure os serviços”, comenta a enfermeira Daniele Fabian.