Correio dos Campos

Prefeitura inicia treinamento dos servidores das Unidades de Gestão e Compliance

Iniciado em fevereiro, programa busca maior transparência nos serviços públicos
2 de maio de 2019 às 15:40
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Controladoria Geral do Município (CGM), iniciou o processo de treinamento dos servidores que atuarão nas Unidades de Gestão e Compliance, programa de aprimoramento do controle interno administrativo do município. Ponta Grossa é a primeira cidade do país a adotar a iniciativa em órgãos públicos. De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, em entrevista concedida no lançamento do Compliance, em fevereiro, a ação reforça para a população o comprometimento com o serviço público e o combate à corrupção com transparência.

Na etapa anterior de implantação das Unidades de Gestão e Compliance, cada secretaria nomeou seus representantes, compostos por, no mínimo, um diretor administrativo, um servidor efetivo e outro como suplente. Nesta quinta (02) e sexta-feira (03), cerca de cem servidores, divididos em quatro grupos, participam do treinamento fornecido pela CGM, que consiste em orientações sobre a etapa de análise de riscos e treinamento dos módulos para inserção do acompanhamento, desenvolvido pela própria Controladoria e que servirá como intermediário na fiscalização das ações internas, o que permitirá o melhor desenvolvimento e transparência do funcionalismo municipal.

“Com a implantação das Unidades de Controle Interno na gestão municipal, a proposta é a aplicação de medidas e procedimentos internos que garantam o monitoramento e o cumprimento de políticas, regulamentos, regras e leis aplicadas às secretarias em busca de uma maior transparência, prevenção de irregularidades e eficiência administrativa. Trata-se do aprimoramento de técnicas já utilizadas pela Controladoria e visam aperfeiçoar os processos e garantir melhores resultados”, afirma o Controlador Geral do Município, Lauro Costa.