Correio dos Campos

Gestantes que seguirem corretamente o pré-natal ganham book fotográfico

Iniciativa foi criada por funcionários de Unidade de Saúde, eles realizam trabalho voluntário
30 de abril de 2019 às 21:53
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A saúde da mãe e do bebê dependem de um bom acompanhamento antes do parto. A gestação é um período que pede exames específicos, até porque um pré-natal bem realizado ajuda no desenvolvimento do bebê e preserva a saúde e segurança da mãe. Pensando nisso, a equipe técnica da Unidade Básica de Saúde (UBS) Lubomir Antônio Urban, na Vila 31 de março, elaborou um projeto chamado ‘Mãe Coruja’ que presenteia as mães que realizam o pré-natal de maneira correta, com um book fotográfico.

A iniciativa é um incentivo às mães que participam dos grupos de gestantes e que realizam todo o acompanhamento e exames. “É uma maneira de valorizar o cuidado que elas têm com a gestação, com o bebê que será gerido. A inserção correta ao pré-natal, todos os exames solicitados, comparecer em todas as consultas agendadas, fazer as vacinas, e estar presente no grupo de gestante que é um complemento do pré-natal. É, também, uma maneira de destacar a beleza da mulher durante o crescimento do bebê e de disponibilizar uma recordação desses momentos”, destaca a enfermeira, Rosicléia dos Passos.

Hoje a UBS conta com aproximadamente 52 gestantes participando dos encontros mensais, elas são da 31 de março, Jardim Aroeira, Jardim Gianna, Jardim Conceição e vila Mariana. Os encontros são um complemento ao serviço realizado dentro da Unidade de Saúde com palestrantes convidados. “É uma roda de conversa que acaba sendo um plus às atividades desenvolvidas dentro do pré-natal. Nós convidamos médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais ligados à área da saúde, para conversar sobre o período gestacional. As mães aproveitam oportunidade para tirar dúvidas”, explica Rosicléia.

O projeto ‘Mãe Coruja’ realiza sorteios mensais dentro do grupo para escolher qual mãe será a próxima presenteada. O local, transporte e roupas são preparados pela equipe da UBS. “Nós fazemos toda a preparação das mães para o dia do book. Temos parceria com um salão de beleza que realiza maquiagem e cabelo no dia das fotos. O nosso fotografo também faz parte da equipe e além de fotografar realiza toda a edição”, diz a enfermeira. Depois do material pronto, a equipe entrega as fotos em um cd ou pen drive.