Correio dos Campos

Encontro Nacional de Jornalismo reúne cerca de 200 pessoas na UniSecal e UEPG

Evento trouxe discussões importantes para o futuro da formação dos jornalistas
30 de abril de 2019 às 19:06
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O curso de Jornalismo da UniSecal e o Departamento de Jornalismo da UEPG realizaram o ‘18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ)’. O evento, que buscou debater questões relacionadas ao ensino do jornalismo no Brasil, aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril, na cidade de Ponta Grossa (PR). Professores de 10 estados brasileiros, alunos de graduação e pós-graduação e jornalistas fizeram do 18º ENPJ um dos mais importantes dos últimos anos.

Abertura

Na quinta-feira, 25 de abril, aconteceu a abertura oficial do 18º ENPJ. A conferência foi realizada pela jornalista colombiana, Lina Manrique Villanueva (Pontificia Universidad Javeriana / Universidad Central – Colômbia). Ela trouxe como tema principal as “Experiências e desafios do ensino do Jornalismo na América Latina’.

Porém, antes do início da conferência, a Reitora da UniSecal, Isaura de Andrade Aguiar, compôs a mesa de abertura do evento, que aconteceu no Grande Auditório do Campus Central da UEPG. “Fico feliz vendo a UniSecal participando de um evento compartilhado com outra universidade, feito em várias mãos. O cerne da educação está no fato de estarmos de mãos-dadas com nossos colegas”, comentou Aguiar.

Após a fala de Lina, aconteceu a entrega do prêmio ‘Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo’ para a professora Alice Mitika Koshiyama, graduada em Jornalismo e História, mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Literatura Brasileira.

Grupos de Pesquisa, oficinas e palestras

No 2º dia do ‘Encontro Nacional de Jornalismo’, diversas atividades foram realizadas como a palestra ‘Jornalismo de TV’, oficina de ‘Assessoria de imprensa: o papel da comunicação na gestão de crises’ e os grupos de pesquisa do ‘14º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo’.

Além disso, o lançamento de livros e posters e o ‘9º Encontro Abej de Coordenadores de Curso de Jornalismo’ fizeram parte da programação do 18º ENPJ.

Último dia do evento

E para finalizar, em 27 de abril aconteceu o último dia do ‘18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo’. Todas as atividades foram realizadas nas Unidades I e III da UniSecal. Os painéis sobre ‘A curricularização da extensão nos cursos de jornalismo’ e ‘Os impactos das DCNs na formação superior em jornalismo e no mercado profissional’ foram transmitidos ao vivo.

Durante o dia também foram realizadas apresentações de trabalhos nos grupos de pesquisa e a oficina ‘Áudio-Vídeo-Reportagem’. Sobre os proveitos do 18º ENPJ, o coordenador do curso de Jornalismo da UniSecal, Helton Costa, relata que o evento foi importante para a categoria dos jornalistas. “Foi discutido a reafirmação das diretrizes curriculares apresentadas em 2015, o estágio obrigatório, a extensão e a educação a distância (EaD). Tudo isso mostra o comprometimento da categoria na melhoria da formação de nossos alunos e, consequentemente, uma preocupação para que a sociedade receba a informação ainda melhor”, enfatiza o professor.

Para o presidente da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), Marcelo Engel Bronosky, o evento foi produtivo para o futuro da educação do jornalismo. “Além de oportunizar a troca de experiências entre colegas de todas as regiões do país, o encontro ofereceu painéis de qualidade que apresentaram reflexões pertinentes ao atual momento da formação superior do Brasil. Cabe também destacar a qualidade dos trabalhos apresentados no 14º Ciclo. Ou seja, são várias as contribuições para o ensino de jornalismo e, por consequência, à sociedade”, finaliza o educador.

19º ENPJ

Após a segunda sessão da Assembleia-Geral Ordinária, ficou determinado que o próximo ‘Encontro Nacional de Professores de Jornalismo’ tem previsão para acontecer nos dias 6, 7 e 8 de abril, na cidade de São Paulo (SP).