Correio dos Campos

Vandalismo e furtos em iluminação pública causam prejuízos para população

28 de abril de 2019 às 19:05
(Divulgação/PMPG)

Maiara Clausen/Ponta Grossa – O ano passado (2018) foi marcado por uma grande quantidade de furtos de cabos e de vandalismo na iluminação pública, e o primeiro quadrimestre não está sendo diferente. Durante a semana, 80 metros de cabos de energia foram roubados no campo de Society do Jardim Tarobá. Ao mesmo tempo, equipes da Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon) trabalhavam para reparar os danos causados pelo ato de destruição no Jardim Paraíso, local onde houve extravio de 140 metros de cabos condutores.

“Infelizmente os moradores e os próprios contribuintes do município saem prejudicados pois falta luz no local até que a solução chegue, e as despesas de restauração sai do bolso da população”, explica Danielle Schlumberger, presidente da Afepon.

Todas as estruturas destruídas ou roubadas recebem reparação, mas a Afepon calcula um valor de R$ 10 mil reais em prejuízos só no caso de roubo do Jardim Paraíso. O valor triplica em relação aos outros casos entre 2018 e 2019.

“É preciso conscientização e respeito à estrutura que pertence a população. Não é só a prefeitura ou Afepon as responsáveis em zelar os patrimônios, mas toda população, por isso é importante que as pessoas nos auxiliem denunciando, enfatiza Danielle.

Os atos de vandalismo podem ser denunciados através do telefone 153 (Guarda Municipal) ou 156.