Correio dos Campos

AMTT alerta para mudanças de pontos de ônibus a partir desta segunda-feira

28 de abril de 2019 às 19:27
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), alerta os usuários do transporte coletivo sobre as mudanças nos pontos de ônibus necessárias para a realização de testes do novo binário da Bonifácio Vilela e Sete de Setembro. A medida passa a valer nesta segunda-feira (29), estendendo-se durante cerca de 10 dias.

De acordo com o departamento de transporte (Detra) da AMTT, com os testes, os pontos de desembarque localizados na rua Sete de setembro serão transferidos para a Bonifácio Vilela. Em contrapartida, os pontos de embarque na avenida Bonifácio Vilela passarão para a rua Coronel Bittencourt.

Segundo Fernando Bueno, chefe da Divisão de Transportes da AMTT, a orientação é para que os cidadãos fiquem atentos às alterações e, em casos de dúvidas, entrem em contato com o órgão através do fone 3220-1293. “Nosso principal objetivo é minimizar os transtornos decorrentes dos testes para o novo binário, por isso, estaremos à disposição da população para sanar eventuais dúvidas”, declara. Ainda sobre as alterações, Bueno afirma que, “na maioria dos casos, somente haverá a alocação dos pontos para o outro lado da rua”. “Sobre esse aspecto, teremos apenas duas situações mais específicas nas proximidades do Colégio Regente Feijó e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nesses casos, o primeiro ponto na Bonifácio Vilela, que é um local de grande demanda, será deslocado para os fundos do Colégio Regente Feijó. Enquanto isso os passageiros que utilizam a parada em frente a UEPG – na Bonifácio Vilela – deverão utilizar o ponto localizado na Penteado de Almeida, ao lado da Universidade. ”, declara.

Testes do Binário

De acordo com o departamento de trânsito da AMTT (Deptran), os testes devem começar já na próxima segunda feira (29), estendendo-se por cerca de 10 dias. Nesse período, a avenida Bonifácio Vilela fluirá no sentido Centro, enquanto a rua Sete de Setembro terá fluxo no sentido Bairro, ambas no trecho compreendido entre as ruas Doutor Colares e Penteado de Almeida. Durante os testes, haverá a inversão de alguns semáforos e a presença agentes de trânsito para orientarem os motoristas.

A expectativa é de que a mudança contribua para a melhoria do tráfego de veículos na região, assim como a otimização das linhas do transporte coletivo, reduzindo a quilometragem dos veículos e contribuindo de forma positiva para eficiência do sistema.

Linhas do transporte coletivo

De acordo com o departamento de transporte da AMTT, doze linhas terão os itinerários alterados durante a execução dos testes. Confira quais serão as linhas e as adequações necessárias:

• Terminal Nova Rússia / Terminal Uvaranas

• UTFPR

• Rio Pitangui

• Santa Mônica – Ônibus com destino ao Terminal Central deixarão de circular pela Sete de Setembro entre Penteado de Almeida até Rua do Rosário, passando a trafegar pela Av. Bonifácio Vilela. – Já as linhas com origem no Terminal Central deixarão de circular pela Av. Bonifácio Vilela – entre Comendador Miró até Penteado de Almeida – , passando a circular pela Cel. Bitencourt.

• Palmeirinha • Catarina Miró • Leila Maria • Santa Luzia • Parque Noss Sra. Das Graças • Term. Central / Term. Nova Rússia

– Nestes casos, as linhas com origem no Terminal Central deixarão de circular pela Av. Bonifácio Vilela – entre Comendador Miró até Barão do Cerro Azul, passando a trafegar – pela Cel. Bitencourt.

• Vila Liane • Monteiro Lobato.

– Ônibus com origem no Terminal Central deixaram de circular pela Av. Bonifácio Vilela – entre Comendador Miró e Penteado de Almeida – passando a trafegar pela Cel. Bittencourt.