Correio dos Campos

Operário realiza parceria com o Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher e UEPG

Projeto "Papo de Homem" busca desconstruir o machismo e a masculinidade tóxica.
26 de abril de 2019 às 16:27

COM ASSESSORIAS – A diretoria do Operário Ferroviário anunciou um acordo de cooperação/parceria com o Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher e com o Núcleo de Estudos e Formação de Educadores para a Paz, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (25).

O projeto “Papo de Homem”, que pretende discutir o machismo e a violência de gênero a partir de atividades relacionadas à prática esportiva, será realizado com adolescentes de escolas de futebol de Ponta Grossa e com empresas da cidade que tenham funcionários predominantemente homens.

“Os índices de violência contra a mulher têm aumentado na cidade, então são necessárias iniciativas que ajudem a pensar comportamentos para desconstruir as situações de violência. Com essa parceria, esperamos que o Operário, como um time de grande visibilidade na cidade, ajude a espalhar estas questões”, afirma a assistente social do Juizado, Bruna Miranda.

A juíza representante do projeto, Dra. Alessandra Pimentel, falou sobre a importância da relação entre o Fantasma e as causas sociais. “É fundamental mencionar a relevância que o esporte tem no Brasil, enquanto elemento cultural, e o papel que ele pode desempenhar para disseminar estas causas. Com a Família Alvinegra, o Operário está desenvolvendo grande sensibilidade pelas causas sociais. O nosso projeto, em especial, pretende trazer reflexões sobre a cultura de paz e a igualdade entre homens e mulheres”.

David Aroldo do Nascimento, o presidente do Operário Ferroviário, ressaltou a necessidade de discutir pautas inclusivas para as mulheres, principalmente no meio esportivo, dominado, em sua maioria, por homens. “A inclusão das mulheres no futebol está melhorando, mas ainda temos um longo caminho para percorrer. Estou bastante feliz com a realização deste projeto no clube e pretendemos nos engajar em outros programas sociais como este”, concluiu.