Correio dos Campos

Comitiva de PG convida grupos alemães de dança para evento inclusivo

24 de abril de 2019 às 11:22
(Divulgação)

IMPRENSA/Ponta Grossa – O tradicional evento ‘Encontro para Dançar’, que promove a inclusão de pessoas com deficiência nesta atividade cultural, deve contar com a participação de um grupo internacional na edição de 2019. A vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, e a presidente da Fundação Municipal de Assistência Social de Ponta Grossa (Faspg) e secretaria de Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), Simone Kaminski, estiveram, nas últimas semanas, em viagem técnica na Alemanha em busca de novas iniciativas para a área de assistencial de Ponta Grossa.

A comitiva de Ponta Grossa teve a oportunidade de participar de um evento de dança inclusiva, o Tanz Begegnungen, que ocorreu na cidade alemã de Karlsruhe. Durante o encontro diversos dançarinos europeus e brasileiros se apresentaram em um circuito de dança internacional com objetivo de sensibilização para as necessidades individuais das pessoas com limitações. “Encontramos em Karlsruhe uma boa prática de política social, que converge com os propósitos do ‘Encontro para Dançar’, ambos usam a arte e a dança como inserção social, uma quebra de paradigmas”, ressalta Simone.

Fortalecendo este intercâmbio cultural a vice-prefeita e a secretária formalizaram um convite aos artistas e grupos de dança alemães para se apresentarem em Ponta Grossa. Inspirada no evento realizado na Alemanha a Faspg irá retomar a oferta gratuita de aulas de dança e teatro para as pessoas com deficiência motora e mental. “Vamos formar um grupo de dançarinos para que se apresentem na edição nacional do encontro em Ponta Grossa, ainda neste ano. Nossa cidade possui um espaço exclusivo para esse fim, o Centro Esportivo para Pessoas com Deficiência”, afirma Simone.

Para a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt, todas as pessoas devem prestigiar o evento ‘Encontro para Dançar’. “Ponta Grossa e Curitiba estavam representadas convidando estes artistas para estarem junto de nós. Ponta Grossa irá mais uma vez mostrar sua vocação para as artes através das pessoas com deficiência, graças à parceria com o Jorge Schneider e do evento ‘Encontro para Dançar’. E vamos além, queremos evidenciar que as limitações motoras ou mentais possuem plenas condições de conviver em todos os espaços públicos”, observa. A comitiva também aproveitou para visitar a Feira de Bauma, em Munique, que é a maior feira do mundo.

Nas próximas semanas a Faspg irá realizar o processo de contratação de profissionais e disponibilizar o calendário das aulas. Os organizadores do ‘Encontro para Dançar’ estão realizando a segunda etapa de captação de patrocínios, através da Lei Rouanet, para viabilizar a realização do evento, no mês de novembro de 2019.