Correio dos Campos

Professores ampliam conhecimentos para o ensino da Língua Portuguesa

23 de abril de 2019 às 20:20
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Professores da Rede Municipal de Educação de Ponta Grossa estão recebendo formação para aprimorar o ensino na área de Língua Portuguesa. A atividade, nomeada Didática Específica de Língua Portuguesa (DELP), é realizada pelo Instituto Avisa Lá. Ela faz parte do Programa Formar, plataforma de desenvolvimento da Educação oferecida pela Fundação Lemann. Nesta terça (23), durante mais uma formação, elas receberam os certificados de participação referentes ao ano de 2018.

As formações estão sendo realizadas com 15 professores e 15 coordenadoras pedagógicas, com o objetivo de ampliar o conhecimento e melhorar as práticas relacionadas à produção textual dos alunos da Rede. Os encontros, presenciais e online, seguem até o final de 2019. A partir deles, a equipe formadora da SME compartilha os conhecimentos dos programas com as outras escolas.

Uma das professoras participantes, Ana Cláudia Krachinski Martins, ressalta que as técnicas ajudam a desenvolver as habilidades dos alunos. “São passadas técnicas de desenvolvimento do projeto, que aplicamos em sala de aula. Os alunos possuem muita capacidade. Este é um projeto diferenciado onde nós, professores, somos também desafiados a aplicar técnicas que não são do nosso cotidiano. E os alunos respondem muito bem. Verifico na minha turma que os alunos vão sempre muito além do que é proposto”, conta ela. Ana Cláudia também aponta que a metodologia incentivou a curiosidade científica e o trabalho em equipe na hora da pesquisa e da escrita. “Temos que despertar neles a curiosidade da pesquisa. Eles trazem e nós construímos no coletivo respostas para as questões levantadas”, conta.

Silvia Pereira de Carvalho, coordenadora do Instituto Avisa lá, aponta que o objetivo do programa é contribuir para a melhoria da aprendizagem da leitura e da produção de textos dos alunos de Ponta Grossa. “Na ponta, o projeto tem uma didática que precisa ser desenvolvida pelos professores. Eles começam, apoiado pela equipe pedagógica e pelos técnicos, e as crianças vão respondendo, aprendendo a ler melhor. Neste semestre, trabalhamos com leitura e produção de textos informativos, para aprender a estudar. Isso é fundamental e, com isso, eles estão aprendendo a estudar melhor”, observa a coordenadora.

AVISA LÁ

O programa é realizado desde agosto de 2018. Na primeira etapa, os professores realizaram projetos para desenvolver as habilidades necessárias para a escrita de textos narrativos, com acompanhamento das orientadoras. Na metodologia, os alunos tomavam um conto tradicional e o reescreviam, após análise do vocabulário e do trabalho de escrita do autor, para posterior reprodução da história.

No primeiro semestre deste ano, a orientação é produzir textos de divulgação científica, dentro do conceito ‘verbetes de curiosidades’. Os alunos pesquisam sobre contextos científicos e, posteriormente, criam seus próprios textos demonstrando peculiaridades encontradas em seus estudos, acompanhados da pergunta ‘você sabia?’. Além de Ponta Grossa, o programa também é realizado na cidade de Porto Velho (RO).