Correio dos Campos

Educação e Saúde usam teatro para prevenir a febre amarela

Crianças do CMEI Professora Odette Maria Brauner aprenderam sobre o combate à doença em teatro da equipe de Zoonoses da Prefeitura
22 de abril de 2019 às 21:57
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A equipe de Gerência de Endemias do Centro de Zoonoses, que já mantém a prática de ensinar as crianças a prevenir a dengue, zica e outras doenças utilizando o teatro de fantoches, adaptou a peça para uma nova realidade: a da febre amarela. Nesta segunda (22) a equipe realizou o primeiro trabalho com fantoches tratando de prevenção à doença no município. A ação foi realizada no Centro Municipal de Educação (CMEI) Professora Odette Maria Brauner.

Neste mês, diversas unidades da Rede Municipal de Educação têm promovido a conscientização sobre a importância da vacinação contra a Febre Amarela. Segundo a coordenadora pedagógica do CMEI, Kelin Fernanda Teles, os pais receberam bilhetes sobre o tema e os alunos tiveram atividades lúdicas para que comecem, desde já, a entender a importância do assunto.

As ações do Centro de Zoonoses estão voltadas especificamente ao combate ao mosquito Aedes Aegypti, conta a agente de endemias do Centro de Zoonoses, Sandra Regina da Silva. Ela fala sobre a importância das crianças como divulgadores da ação. “Nós sabemos o risco que estamos correndo, então o trabalho educativo com as crianças é para eles reforçarem os cuidados em casa para a prevenção à doença”.

Mais de 60 crianças assistiram à peça, que conta a história de uma criança chamada Aninha. Numa tarde brincando com seus amigos, ela acaba sendo picada pelo mosquito transmissor, abordando assim os principais sintomas, as formas de combate e de prevenção à doença, transmitindo conhecimento técnico por meio de uma linguagem que pode ser assimilada pelas crianças – de até 05 anos.