Correio dos Campos

SME fecha parceria para mais uma edição do ‘Campo Limpo’

Em conjunto com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos), Educação renova parceria que oferece conteúdo sobre Meio Ambiente
18 de abril de 2019 às 19:39
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa (SME) renovou nesta quinta (18) parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais (Assocampos) para a realização do programa Campo Limpo, que oferece conteúdo sobre meio ambiente para trabalho das escolas municipais. O evento foi realizado na Escola Municipal Judith Macedo Silveira, com entrega dos kits didáticos sobre educação ambiental.

Nove escolas em Ponta Grossa estão participando do programa em 2019, mesmo número do ano anterior. Durante as aulas, diversas temáticas sobre educação ambiental são trabalhadas, como uso de recursos naturais, uso de agrotóxicos, cuidados com o solo, entre outros. Além de estimular a adoção de práticas sustentáveis, o programa também é usado nas escolas como apoio para o estudo de diversas áreas do conhecimento.

Segundo a professora Paola Guimarães, da Escola Judith Macedo Silveira, o projeto trabalha com a sustentabilidade e vincula todas as disciplinas plano curricular. “Por meio dele, trabalhamos a produção de texto, artes, Geografia, conhecimentos sobre o planeta, História. As crianças trazem as situações com que convivem em casa para dentro da escola, passando para os colegas e compartilhando esse conhecimento. É um projeto muito rico”, considera a professora.

Luiz Fernando Marion, representante da Assocampos, conta que o grupo realiza, em parceria com as prefeituras, projetos pedagógicos que passam pelo crivo das secretarias de Educação. “É um trabalho desempenhado em seis municípios da região, onde fazemos as entregas dos kits para os professores, com material para dar suporte ao trabalho em sala de aula, com as crianças. Ao final, realizamos um trabalho, que passa por uma comissão avaliadora, com premiação para as crianças que se destacam. Neste ano, o tema é o protagonismo do aluno no desafio dos resíduos”, conta Marion.

Premiação

Ao final do programa, em agosto, será feita uma premiação como parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, que enfatiza o programa de logística reversa do agronegócio em relação à quantidade de embalagens de agrotóxicos utilizadas para controle de pragas da agricultura. Alunos do 4º ano participam com desenhos e do 5º ano, com redações.