Correio dos Campos

Fundação de Cultura abre editais para selecionar atrações para Festival de Música

Inscrições estão abertas até o dia 12 de maio
17 de abril de 2019 às 17:49

Luana Caroline Nascimento/Ponta Grossa – A Prefeitura de Ponta Grossa e a Fundação Municipal de Cultura abriram esta semana um edital de credenciamento para bandas e músicos-oficineiros que tenham interesse em participar do 11º Festival de Música de Ponta Grossa. Serão selecionadas 10 atrações para o Palco Novas Sonoridades e Circuitos Música na Rua e Música para Todos, e 12 profissionais para ministrarem oficinas no Conservatório Maestro Paulino. Os cachês variam de R$ 1.200 a R$ 5.500 e as inscrições seguem até o dia 12 de maio.

Para o Palco Novas Sonoridades serão selecionadas cinco bandas ponta-grossenses que possuam show inteiro autoral. Serão avaliados a quantidade de álbuns e EPs lançados, a concepção artística da banda e a adequação à proposta curatorial do festival (brasilidade, inovação, trabalho autoral e interlocuções com variados estilos). Além dos documentos de habilitação, o interessado deverá anexar a ficha de inscrição (dados dos integrantes, proposta, currículo e repertório), portfólio e o link de um vídeo (em YouTube ou Vimeo) de uma performance musical da banda.

Serão selecionadas também até cinco atrações para se apresentarem nos Circuitos Música na Rua e Música para Todos. Cada uma irá realizar de três a cinco apresentações em espaços alternativos, terminais de ônibus, praças, calçadão, instituições sociais, asilo, penitenciária e escolas. O formulário de inscrição também exige os documentos de habilitação, ficha de inscrição, portfólio e link de um vídeo.

Também estão abertas as inscrições para 10 músicos oficineiros, que irão atuar no Conservatório Maestro Paulino. Cada interessado deverá realizar uma oficina no instrumento de interesse e apresentação de um recital. As oficinas terão carga horária de 16 horas, divididas em 02 dias (08 horas cada), nos seguintes cursos: canto lírico, flauta doce, flauta transversal, grupo de metais, piano clássico, piano popular, saxofone, violão clássico, violão popular e violino. Já para musicalização infantil serão selecionados dois professores para atenderem crianças de 0 a 5 anos e de 6 a 10 anos.

Os interessados deverão inscrever-se exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura, no período de 17 de abril a 12 de maio. O Festival de Música de Ponta Grossa será realizado no período de 02 a 11 de agosto e tem como um de seus objetivos incentivar o intercâmbio cultural, com apresentações de músicos de diversas regiões, além de incentivar a aprendizagem e compreensão musical em seus diferentes formatos, difundindo a música para toda a população e promovendo a cidade de Ponta Grossa como destino turístico na área cultural. Após a leitura dos editais, maiores dúvidas podem ser sanadas pelo telefone 3220-1000 – ramal 2085 (bandas locais e música na rua) ou 2297 (oficineiros).