Correio dos Campos

Professora de Pedagogia da UniSecal é aprovada no mestrado em Educação

Estudo foi na linha de pesquisa ‘Educação, cultura e diversidade’
12 de abril de 2019 às 11:21

COM ASSESSORIAS – A professora do curso de Pedagogia da UniSecal, Perla Cristiane Enviy, foi aprovada no mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Sua dissertação teve como tema ‘Reflexões no Processo Ensino/Aprendizagem e suas Implicações na Formação Inicial Docente: contextos inclusivos na educação de jovens e adultos’.

O estudo, na linha de pesquisa ‘Educação, cultura e diversidade’, proporcionou a análise contemporânea da diversidade no âmbito educacional. “A dissertação buscou analisar os aspectos da formação inicial a partir de práticas pedagógicas desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando a complexidade, as inquietações e a diversidade presente na aprendizagem dos alunos que frequentam essa modalidade”, comenta a docente.

Além disso, “por meio da realização de encontros de grupos focais com um grupo de acadêmicas e professoras de estágio, foi realizada a coleta de dados a partir das percepções construídas ao longo desse processo de estágio no Curso de Pedagogia, envolvendo todas as etapas de acompanhamento e atuações das acadêmicas em campo”, explica Enviy.

Docente em sala de aula

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia da UniSecal, Patricia Lucia Vosgrau de Freitas, a professora veste a camisa da instituição. “É uma educadora comprometida com o processo de formação de nossos acadêmicos, muito envolvida com todas as atividades da graduação”, relata Freitas.

Para a aluna Pamela Ribas, “a professora Perla é uma grande profissional, que explica muito bem as matérias. Sempre que temos alguma dúvida, ela sempre sabe nos explicar. É uma educadora competente e excelente dentro da UniSecal”, enfatiza a futura pedagoga.

Já para a discente de Pedagogia, Nidielle Aparecida Carvalho, a aprovação da docente é merecedora. “Considero uma professora excelente, que nos orienta muito bem, tem paciência com as alunas e sabe ensinar os conteúdos em sala de aula”, completa.

Aprovação e novos planos

Há mais de 10 anos na UniSecal, a aprovação no mestrado, segundo a professora, é a concretização de um sonho. “Percebo que todo esforço com as horas de estudo e dedicação nas diversas atividades que se realizam nesse período, valeram a pena. É uma conquista pessoal e profissional que permite um aprendizado muito além do que se esperava”, afirma a pedagoga.

Sobre novos planos para a carreira acadêmica, Perla relata que sempre está em busca de novas áreas de pesquisa e estudo, e que tem planos para o futuro. “Dar continuidade nesse processo, almejando o Doutorado, será o próximo passo a pensar em minha formação”, finaliza a docente.