Correio dos Campos

Stocco apresenta resultados do Câmara Jovem à diretora do Núcleo

Vereador destacou avanço na participação de jovens e adolescentes na prática política cotidiana.
10 de abril de 2019 às 17:28

O vereador Geraldo Stocco (Rede) se reuniu com a diretora do Núcleo Regional de Educação (NRE), Luciana Aquiles Sleutjes, na última terça-feira (9). O encontro teve como objetivo a apresentação de resultados do projeto Câmara Jovem, desenvolvida pelo próprio Stocco e pelo vereador Vinícius Camargo (PMB) na Câmara. A intenção de Stocco é dar continuidade ao projeto que, em 2018, já envolveu os estudantes do nono ano e do Ensino Médio de 14 escolas de Ponta Grossa, tanto particulares como públicas.

Durante o encontro, Stocco apresentou alguns resultados do projeto que busca incentivar a participação de jovens e adolescentes na política. Em 2018, os alunos integraram as atividades e elegeram, entre si, jovens vereadores que simularam ações semelhantes às da Câmara Municipal. Foram realizadas cinco sessões em que os estudantes e jovens vereadores discutiram projetos e indicações.

Na reunião com Luciana, Stocco apresentou os números sobre o envolvimento dos alunos do Ensino Médio. “É fundamental que o ‘Câmara Jovem’ continue existindo e siga incentivando os alunos a participarem da política. Contamos com o apoio e a colaboração do Núcleo neste sentido”, destaca o vereador.

Apresentado por Stocco e Camargo em 2017, a proposta foi viabilizada justamente por dois parlamentares que participaram de uma renovação superior a 66% no Legislativo de Ponta Grossa. “Queremos seguir incentivando que alunos e alunas do ensino médio tenham interesse pela política para que possamos avançar como sociedade. A política precisa ser oxigenada”, destaca. O objetivo é renovar o projeto para este ano. Para isso, os vereadores aguardam o aval do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também de líderes do setor da Educação.

Parceria com a Justiça Eleitoral

Além do apoio do Núcleo Regional de Educação, a proposta da Câmara Jovem também contou com o apoio da Vara da Infância e Juventude e da Justiça Eleitoral, a partir do projeto ‘Eleitor do Futuro’. As duas iniciativas têm em comum a intenção de incentivar a prática democrática por parte dos jovens e adolescentes.