Correio dos Campos

Prefeitura inicia vacinação contra H1N1 para público prioritário

9 de abril de 2019 às 21:38
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A partir de amanhã (10), a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), departamento de Atenção Primária e setor de Imunização, inicia a campanha de vacina contra o vírus H1N1. Desta quarta-feira, até dia 22 de abril as equipes estarão vacinando apenas o grupo prioritário, gestantes, crianças até 5 anos, 11 meses e 29 dias e puérperas.

Ponta Grossa conta com 19 salas de vacinas espalhadas dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Vamos iniciar a campanha com o público prioritário, mas também vamos dar continuidade na aplicação da vacina de febre amarela e demais vacinas do calendário. É importante que neste momento apenas o público-alvo se dirija até as salas de vacina”, explica a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler. O atendimento será das 9h às 16h.

As UBS com sala de vacina já receberam as doses que devem ser aplicadas aqui na região. Neste primeiro momento a população que deve se imunizar são 23300 crianças, 3200 gestantes e 450 puérperas. “As demais pessoas, por exemplo, idosos e trabalhadores de saúde, devem aguardar o chamamento. Nossa intenção é organizar para que não haja transtornos durante a aplicação”, destaca a presidente da FMS, Angela Pompeu.

Para que a campanha seja eficiente é importante que a população corresponda as datas e procurem os serviços nos períodos certos. “O vírus da Influenza, ao contrário do que as pessoas possam pensar, não age apenas no sistema respiratório, ele atinge vários órgãos e desencadeia complicações de quadros já existente. A vacina é eficaz e protege, é importante que o público tenha essa consciência e vá até as unidades de vacinação, diz a gerente de imunização, ressalta o médico Rodrigo Manjabosco.

Para a vacinação é necessário levar a carteira de vacina, cartão SUS e documento com foto. A FMS já está organizando ações para aplicação da vacina nos finais de semana.