Correio dos Campos

Ônibus da Vacina continua imunizando no Terminal Central

9 de abril de 2019 às 16:05

IMPRENSA/Ponta Grossa – Para as pessoas que ainda não conseguiram se vacinar contra a Febre Amarela, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), ainda está disponibilizando o Ônibus da Vacina dentro do Terminal Central. Esta semana o trabalho terá horário diferenciado, das 14h às 20h, até sexta-feira (12).

“Nós percebemos que as pessoas estão procurando mais a vacinação dentro do terminal, pois facilita e agiliza para quem ainda não se vacinou. O Terminal é um local estratégico, com grande número de pessoas circulando. Durante essa semana ainda conseguiremos deixar com horário estendido”, destaca a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler.

Até o momento aproximadamente 19100 pessoas se vacinaram durante as ações. “Estamos nos desdobrando para atender todos, mas é necessário que a população busque o serviço, desta maneira se torna mais eficiente e conseguiremos atingir um número maior de proteção contra a doença”, diz o médico da FMS, Rodrigo Manjabosco.

Outras ações continuam em paralelo a vacinação, uma delas é o trabalho de busca ativa, onde as equipes de saúde da família estão realizando visitas nas residências próximas de mata e zona rural. “Estamos realizando a prevenção, fazendo bloqueio com a população que mora nessa comunidade, chamamos de Corredor Verde, onde macacos fazem a circulação. A busca ativa está focada na vacinação das pessoas que não tem ainda não se imunizaram”, explica Manjabosco.

A FMS ressalta que 19 salas de vacina, espalhadas pela cidade também estão aplicando as vacinas, das 9h às 16h. “Nós estamos deixando o horário das 13h às 16h com prioridade para quem procura a vacina contra a Febre Amarela e pedimos para que a população que necessita das outras vacinas vá até o serviço das 9h às 12h”, comenta Julita.

Para as pessoas que ainda tiverem dúvidas sobre a doença, a FMS está com um aplicativo de mensagens para auxiliar a população. Técnicos estão respondendo as dúvidas e orientando, das 8h às 17h. O número para contato é através do 42 99155-2251.