Correio dos Campos

FEBRE AMARELA: Ação conjunta na região do Contorno atinge 7,9 mil imóveis

Atividade registra grande número de focos do Aedes aegypti
7 de abril de 2019 às 20:01
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A Fundação Municipal de Saúde (FMS), além de orientar e tirar dúvidas da população, também está dando continuidade nas atividades de combate à doença. Na tarde de sexta-feira (5), equipes da Prefeitura Municipal, em parceria com o Exército Brasileiro, Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal e Estadual estiverem em uma força tarefa na região do bairro Contorno. Cerca de 70 pessoas foram envolvidas na atividade, desde militares, agentes de endemias e equipe de apoio.

A ação contemplou a região da Santa Paula, Shangrilá, Taquari e Verona, localidades com maior índice de infestação predial, e percorreu 7.935 imóveis. “A atividade foi muito positiva, conseguimos orientar a população sobre a importância da vacinação e explicar que o inseto transmissor da doença é o Aedes aegypti, também conhecido por causar a dengue, zika e chikungunya”, explica o coordenador da Zoonoses, Leandro Inglês.

Das 8h30 às 16h30 as equipes percorrem as casas e terrenos, vários focos do mosquito foram encontrados. “Está ação nos ajudou a encontrar diversos focos do Aedes, e já conseguirmos eliminá-los. A partir de agora eles também passam a ser monitorados pelas nossas equipes”, comenta Inglês.

Os trabalhos de combate ao mosquito da dengue são realizados durante o ano todo, porém o mutirão com diversas frentes governamentais intensifica as ações. “Um auxilio e tanto, nossas equipes estão sempre empenhadas e realizam as ações todos os dias em diversos bairros da cidade, além dos Pontos Estratégicos que são vistoriados a cada 15 dias. Ter este apoio nos traz um efetivo maior e faz com que as informações cheguem a mais pessoas em um curto espaço de tempo”, destaca o médico Rodrigo Manjabosco.

Novas parcerias serão realizadas nas próximas semanas.