Correio dos Campos

Prefeitura entrega o CMEI Darcy Ribeiro, no Jd Sâmara

4 de abril de 2019 às 21:47
(Imagens: Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – A comunidade do Jardim Sâmara, em Uvaranas, recebeu na tarde desta quinta (04) a 74ª inauguração na área da Educação em Ponta Grossa, em um período de seis anos e quatro meses. Com a entrega do Centro Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro já são 31 CMEIs inaugurados. O custo da obra de reforma e ampliação foi de R$ 1.243.328,30 para atendimento de 125 alunos de 02 a 05 anos – que já estão em aula.

Em seu nome, o CMEI homenageia o antropólogo, sociólogo, educador e escritor Darcy Ribeiro, um dos principais intelectuais brasileiros. “Se nossos governantes não fizerem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construírem presídios”, dizia o autor de “O Povo Brasileiro”. A frase foi dita em 1982, quando Ribeiro defendia os investimentos em Educação, especialmente na Educação Básica, para impedir o desenvolvimento da criminalidade e proteger o futuro das crianças.

O prefeito Marcelo Rangel comentou sobre a homenagem ao intelectual. “Darcy Ribeiro foi um grande pensador e estava totalmente certo. Há poucos dias nós anunciamos a construção de um presídio, de R$ 17 milhões, porque infelizmente no passado não tivemos os investimentos realizados em Educação, da maneira como deveriam ter sido feitos. É também por isso que este CMEI é um símbolo para nós”, disse Marcelo. “Em Ponta Grossa já chegamos a 31 CMEIs entregues. É um investimento que fica. Ainda hoje (quinta) conversava com o secretário de Educação do Paraná, e ele nos dizia que é impressionante, quase inacreditável ver os números que Ponta Grossa conseguiu em matéria de alunos atendidos em tempo integral, em número de refeições. Realmente é algo que precisa ser estudado”, contou o prefeito.

A secretária de Educação, Esméria Saveli, falou a pais, professores e alunos citando a história de “Alice no país das maravilhas”. Ela lembrou que, na história, quando Alice entra na floresta, tem dois caminhos para seguir, quando pergunta ao gato: ‘Que estrada eu devo seguir?’. Na resposta, o gato diz: ‘Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer estrada serve’, narrou a professora. “Em nossos CMEIs é assim, as crianças nessa faixa etária aprendem com a brincadeira, o jogo, o lúdico. E a nossa escolha sempre foi construir uma escola de qualidade voltada para a infância. Então nós sabíamos muito bem qual estrada seguir. Nós escolhemos nossa estrada e estamos chegando onde nós planejamos, não é por acaso”, contou a secretária.

Ederson de Paula, pai de Nathan, 02 disse que o CMEI leva tranquilidade para a família. “Aqui ele é muito bem cuidado, não tenho reclamação nenhuma. Ele está evoluindo cada vez mais. A partir do momento que coloquei ele na escola, há dois anos, ele só melhorou. Aqui é muito importante para mim, para a mãe e para ele também”, conta o pai.

Infraestrutura

O Centro Municipal de Educação Infantil Darcy Ribeiro a 31ª inauguração de obras para a Educação Infantil em Ponta Grossa, de 74 obras inauguradas em seis anos e três meses. O espaço possui 930 m2, sendo 262 m2 de área reformada e 668 m2 de área construída. São sete salas de aula, duas salas de descanso, espaço de leitura, brinquedoteca, refeitório, cozinha, louçário, lactário, área de serviço, banheiros adaptados, fraldário, sala dos professores e da direção, quadra e pátio.