Correio dos Campos

Município e Estado estudam implantação de Escola Militar em PG

Visita aconteceu hoje em uma das Escolas Estaduais da cidade
4 de abril de 2019 às 22:05
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na tarde de hoje (4) o prefeito Marcelo Rangel se reuniu com o Secretario Estadual de Educação e Esporte, Renato Feber, e com o deputado federal, Sandro Alex, para visitar as instalações do Colégio Estadual Professores Colares, na cidade de Ponta Grossa. A intenção do encontro foi estudar a implantação de uma Escola Militar na cidade.

A reunião foi para formalizar a indicação. “Agora podemos pensar na real possibilidade de a Escola Colares virar uma Escola Militar Estadual. Um pedido meu e do prefeito Marcelo para o Secretário de Educação. A partir de agora podemos iniciar as tratativas”, destaca Sandro. A Escola é considera estratégica no que diz respeito a localização. “É um local de ensino estratégico, bem localizada. A partir deste estudo preliminar conseguiremos dar andamento em mais essa evolução no ensino da cidade”, comenta Rangel.

A intenção do prefeito e do deputado federal é que Ponta Grossa tenha uma Escola Estadual Militar de referência para outras cidades e estados. “O local terá que passar por reformar, mas é possível virar realidade e seguir exemplos próximos, como Cascavel e Curitiba, será mais um símbolo de desenvolvimento para a cidade”, diz Sandro. A deputada estadual, Mabel Canto também esteve presente na visita.

Escolas públicas militarizadas

Trata-se de instituições de ensino que possuem gestão compartilhada entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública. De maneira geral, a primeira se encarrega da parte pedagógica e a segunda, da gestão, especialmente da disciplina. De maneira geral, são dois os argumentos usados para transferir a gestão de escolas públicas para a polícia militar ou para os bombeiros: a violência e a necessidade de melhorar o desempenho dos estudantes.