Correio dos Campos

Instituto Pegaí lança o livro ‘Desolação’

4 de abril de 2019 às 17:07
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Instituto Pegaí Leitura Grátis lança no próximo domingo, dia 7 de abril, mais uma obra com a sua marca. Esta será a oitava publicação do Instituto. Com o título Desolação, a escritora Di Marcanti estreia com um livro exclusivo para o Pegaí Leitura Grátis. “Nosso Comitê Editorial está possibilitando a formação de autores, além de leitores, que é o nosso foco principal”, exulta o coordenador do Instituto, Idomar Augusto Cerutti, citando o Comitê do Instituto que recebe obras e avalia a publicação, sem fins lucrativos.

Para a escritora, a oportunidade dada aos escritores reflete a intenção do Pegaí de conectar escritores e leitores. “Isso possibilita uma interação positiva”, avalia, destacando o sentimento de ter sua primeira obra publicada. “Me sinto lisonjeada, pois o principal objetivo quando escrevemos é que a mensagem possa chegar aos leitores. Que ela proporcione reflexão, algum conhecimento e também entretenimento”, revela.

Desolação traz um conto de suspense da escritora, passado em uma longínqua ilha. Além de oportunizar a possibilidade de Marcanti mostrar o seu trabalho, a obra traz ainda desenhos do artista, nem tão novato, William Starke. O ilustrador iniciou seus trabalhos no universo literário também por meio do Pegaí. Ele era um dos restauradores do Hospital de Livros mantido pelo Instituto Pegaí na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. Hoje, na Unidade de Progressão, já não atua no setor de restauro de obras, mas não esconde o desejo de continuar colaborando para “aproximar livros sem leitores de leitores em livros”. “Quero voltar ao Hospital de Livros, mas como voluntário e não como apenado que atua como restaurador”, conta Starke, que foi um dos primeiros restauradores, e ensinou outros apenados a mesma função. Foi lá que redescobriu os seus dotes para o desenho, e ilustrou, além do livro ‘Desolação’, o ‘Cordel do Pegaí’, e diversas capas de livros restaurados. “Esta foi mais uma oportunidade que o Instituto me proporcionou. Estou muito feliz com o resultado deste livro”, disse, lembrando das dificuldades de ilustrar ‘Desolação’. “Fiquei pensando como desenhar o vento, o movimento das águas ou a força de uma tempestade?”, contou, logo falando de um sentimento de confiança. “Mas ninguém chegou aqui e perguntou se eu conseguia. Me propuseram um desafio, e confiaram no meu trabalho”, exulta.

Com o patrocínio da Unimed Ponta Grossa cooperativa de trabalho médico e Agência Ade, e apoio da Editora Illuminare, o Instituto Pegaí Leitura Grátis realizou a impressão de cinco mil exemplares do livro ‘Desolação’. “Além destas parcerias, o Instituto Pegaí tem que citar a campanha ‘Transforme seu cupom em Leitura’ que incentiva os consumidores a doarem seus cupons fiscais sem CPF para a entidade, por meio do programa Nota Paraná”, destaca Cerutti. Após o lançamento de ‘Desolação’, no próximo domingo, seus exemplares estarão disponíveis para leitura nas estantes do Pegaí espalhadas por oito cidades paranaenses.