Correio dos Campos

Zoonoses realiza palestras para crianças de escolas rurais

3 de abril de 2019 às 10:14
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Diante do cenário atual referente a Febre Amarela, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), está realizando diversas ações para atingir o público-alvo, desde mutirões até horários estendidos para a vacinação de pessoas entre nove meses e 59 anos, 11 meses e 29 dias. Nesta semana uma nova atividade foi adotada, a equipe técnica da Zoonoses está realizando palestras educativas e de conscientização nas escolas rurais.

Até o momento quatro escolas municipais já receberam as palestras nas regiões de Biscaia, Itaiacoca e Pinheirinho. Ao todo 200 crianças estão mais informadas e conscientes sobre a doença e a importância da vacinação. “Está sendo um sucesso essa atividade. As crianças são multiplicadoras de conhecimento e tudo que nós passamos durante a atividade, temos certeza que elas irão repassar e mais que isso, serão fiscais dentro das suas famílias”, destaca o médico veterinário, Cristovão Câmara.

As palestras foram elaboradas para as crianças entre quatro e 10 anos. “Nossa intenção é fazer com que eles entendam do que estamos falando, sem passar termos técnicos, falando de forma simples e clara, interagindo e trazendo para a realidade vivida por eles”, comenta o coordenador da Zoonoses, Leandro Inglês.

As escolas municipais escolhidas fazem parte da zona rural do município. Elas ficam mais próximas das comunidades que residem perto de matas, e consequentemente tem um risco maior de contrair a doença se a pessoa não estiver vacinada. “Nós decidimos focar neste público por eles estarem mais suscetíveis a doença, então além das equipes das Unidade Básicas estarem fazendo a vacinação de porta em porta para estas comunidades, nós estamos trabalhando com as crianças, desta maneira elas nos auxiliam a conscientizar as pessoas que ainda não se vacinaram”, finaliza o médico da FMS, Rodrigo Manjabosco. Esta semana as equipes ainda irão palestrar em outras escolas de zonas rurais.