Correio dos Campos

Projeto Quali & Tec inicia qualificação profissional para estudantes em abril

A iniciativa é direcionada para alunos de cursos técnicos de colégios estaduais do município
27 de março de 2019 às 19:21
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban/Ponta Grossa – Na tarde desta quarta-feira (27), aconteceu a primeira reunião do projeto Quali & Tec, iniciativa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SICQP), que proporciona a estudantes de cursos técnicos da rede estadual de ensino orientação e qualificação para o mercado de trabalho. O projeto é fruto de uma parceria com o Núcleo Regional de Educação (NRE), Faculdade Sant’Ana, Senac, Senai e Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Estiveram presentes também na reunião, diretores e representantes dos colégios estaduais pontagrossenses que possuem cursos técnicos.

De acordo com o coordenador do projeto, Nilton Cesar Bahls Gomes, em 2019 o Quali & Tec inicia com um formato diferente. Neste ano, os estudantes receberão oficinas direcionadas à qualificação profissional e uma maior aproximação com o mercado de trabalho. “Após atender mais de dois mil estudantes no ano passado, sentimos a necessidade de fomentar mais vagas de estágio e emprego para os participantes e, assim, inseri-los, de fato, no mercado de trabalho”, afirma.

Ao todo, 12 colégios estaduais do munícipio possuem cursos técnicos. O primeiro a receber o Quali & Tec será o Colégio Estadual Regente Feijó, no dia 27 de abril. A ação ocorrerá sempre na última quinta-feira de cada mês, de forma rotativa, sempre em uma instituição diferente e com uma diversidade de oficinas que os estudantes poderão escolher.

Além das oficinas, o projeto contará ainda com um espaço para que os estudantes qualifiquem a formatação de seus currículos pessoais, a fim de melhor qualificar a apresentação para os futuros empregadores, como afirma a diretora de Qualificação Profissional da SICQP, Kelyn Kris Gonçalves, assim como terão a oportunidade de confeccionar carteira de trabalho e sanar dúvidas relacionadas a entrevistas de emprego.

O projeto lançado em outubro de 2018 já obtém resultados. Somente na Prefeitura de Ponta Grossa mais de 200 estudantes que participaram da qualificação conquistaram uma vaga de estágio. Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, a expectativa é que em 2019 os números se multipliquem. “A proposta é que esses alunos que participam do Quali & Tec e recebem a qualificação e orientação do projeto, possam ser alocados em vagas de estágio e emprego em todo o município, ainda mais com a crescente de indústrias que se instalam em Ponta Grossa. Além disso, esses jovens estarão preparados para as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador e que não são preenchidas por falta de pessoal capacitado”, afirma.