Correio dos Campos

Prefeitura realiza 11ª Conferência Municipal de Saúde

27 de março de 2019 às 15:37
(Arnaldo Alves / ANPr)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nos próximos dias 29 e 30 de março a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizará a 11ª Conferência Municipal de Saúde com o tema “Democracia e Saúde: luta e resistência em defesa do SUS”. O evento acontece a cada quatro anos, reunindo pessoas para discutir a saúde da comunidade.

“Esses encontros são essenciais para analisarmos para onde vamos, onde queremos chegar, de que maneiras podemos chegar, pensando sempre no benefício do usuário, da gestão pública e da melhor gestão dos recursos da saúde. É muito importante a participação da comunidade, porque é o momento onde se discute os problemas e as soluções de saúde do município”, destaca o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Carlos Eduardo Coradassi.

No primeiro dia será realizada uma palestra com a conselheira estadual de saúde, Heliana Hemetério, sobre ‘Democracia e Saúde: Luta e Resistência em Defesa do SUS’, a partir das 19h. A programação para o segundo dia inicia às e segue até as 17h30. “A conferencia é um exercício de controle social pelo cidadão, ela é paritária, 50% no mínimo de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores e gestores. Composta por usuários da saúde, trabalhares de saúde, prestadores e gestores”, explica Coradassi.

Na conferência são discutidas as teses que foram elaboradas nas pré-conferências de saúde, por exemplo, alteração do protocolo de hipertensão, valorização de educação permanente, entre outras. “No relatório final da conferência são aprovados as diretrizes e deliberações a respeito da saúde do município”, destaca o coordenador.

São 100 vagas para observadores e delegados, que tiver interesse basta fazer a inscrição no dia 29/04, às 19h, no grande auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), campus Central.