Correio dos Campos

HGU inaugura Torre II na sexta

Investimento de mais de R$ 8 milhões terá bloco cirúrgico unificado e nova unidade do Unimed 24 Horas
26 de março de 2019 às 17:09
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Hospital Geral Unimed (HGU) inaugura, na sexta-feira (29), a nova torre. Com 2.558m² e investimento de mais de R$ 8 milhões, o prédio conta com cinco pavimentos.

De acordo com o presidente da cooperativa médica, Rafael Francisco dos Santos, a nova estrutura possibilita uma melhor organização dos fluxos internos para atender à crescente demanda do número de pacientes. “Principalmente no que diz respeito ao atendimento de urgência e emergência, onde, hoje, realizamos cerca de seis mil atendimentos por mês. A mudança e o aumento no número de consultórios permitem oferecer mais qualidade, agilidade e conforto aos beneficiários que buscam nosso pronto atendimento. Com a realocação de setores-chave do hospital, que agora passam a ficar mais próximos, a dinâmica de trabalho da equipe de enfermagem se torna melhor e a assistência aos pacientes fica mais ágil”, ressalta Santos.

Além de contemplar o novo Unimed 24 Horas, a estrutura irá contar com a unificação do bloco cirúrgico. Central de Materiais Esterilizados (CME), centro cirúrgico e unidade de Hemodinâmica funcionarão no mesmo andar. Outra novidade é uma implantação de uma sala de preparo para procedimentos ambulatoriais. “Isso tudo vai otimizar o fluxo do centro cirúrgico e agilizar os processos internos referentes às cirurgias, favorecendo a rotatividade da agenda”, explica a gerente de enfermagem, Luciane Zanetti. Os processos cirúrgicos devem ganhar ainda mais agilidade devido à aquisição de um equipamento de plasma de peróxido de hidrogênio para a CME, que irá reduzir a esterilização da maioria dos materiais cirúrgicos de duas horas para 50 minutos.

Os quartos do novo edifício foram projetados para melhor aproveitamento da luz natural, e também contam com banheiros maiores e área de circulação mais ampla. “Facilita o transporte dos pacientes nas dependências do hospital e proporciona mais espaço para que as equipes de enfermagem possam prestar assistência dentro dos quartos”, avalia Luciane.

A total migração do Unimed 24 Horas está prevista para o fim de semana do dia 06 de abril, quando os atendimentos de urgência e emergência passarão a ser feitos, integralmente, pela Rua Carlos Osternack e não mais pela Paula Xavier.

A operacionalização total dos serviços contemplados no novo edifício está prevista para o dia 14 de abril.

A obra teve início em 2017, quando a cooperativa estipulou a meta de crescimento do número de clientes e demanda de atendimento para os três anos seguintes. Desde então, o hospital vem investindo na estrutura geral de atendimento. Somente em 2018, o centro de imagem foi reformado e passou a realizar o exame de ressonância magnética, duas novas unidades do laboratório próprio foram abertas e a instituição passou a ter a unidade de UTI neonatal e pediátrica.

“Nossa meta, para 2020, é chegar em 80 mil vidas e com condições de atender a esses beneficiários na integralidade dos nossos recursos próprios, desde o recém-nascido até os casos cirúrgicos de alta complexidade. A expansão dos serviços próprios permite que tenhamos mais autonomia no cuidado dos nossos pacientes”, ressalta o presidente.

HGU EM NÚMEROS*
– 07 salas cirúrgicas
– 04 leitos pré-cirúrgicos
– 08 leitos pós-cirúrgicos (recuperação anestésica)
– 03 leitos pré/pós-cirúrgico Hemodinâmica
– 01 quarto Parto Humanizado
– 114 leitos internação (enfermaria + apartamentos)
– 10 leitos UTI adulto
– 06 leitos UTI neopediátrica
– 06 leitos berçário
– 12 leitos ambulatoriais-cirúrgicos
– 08 leitos unidade oncológica

Urgência e emergência:
– 10 leitos de observação Unimed 24 Horas (adulto)
– 05 leitos de observação Unimed 24 Horas (infantil)
– 03 salas de procedimentos Unimed 24 Horas
– 04 salas de medicação
– 06 consultórios

*a partir de abril/2019