Correio dos Campos

Prefeitura recebe visita de Comitiva de Foz do Iguaçu para troca de experiências exitosas

25 de março de 2019 às 19:13
(Divulgação/PMPG)

Gustavo Ban e Rafisa Ramos/Ponta Grossa – Nesta segunda-feira (25), uma comitiva de servidores municipais de Foz do Iguaçu, composta pelos secretários de Administração, Meio Ambiente e Tecnologia da Informação, esteve presente na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PMPG). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, através da coordenadoria de Fomento, Empreendedorismo e Inovação, faz parte de uma série de iniciativas que têm como objetivo o desenvolvimento do ambiente de negócios no município.

Para a Coordenadora de Fomento, Empreendedorismo e Inovação da PMPG, Tônia Mansani, estes encontros contribuem para a melhoria do ambiente de negócios e a cooperação entre diversos atores e instituições. “Fomos buscar parcerias com municípios que tivessem o mesmo porte, boas práticas e complexidade similar que o nosso, com intuito de trocar experiências e compartilhar as nossas. Temos muitas soluções que podem ser replicadas em outros municípios e assim desenvolver nosso Estado como um todo”, afirma.

Em fevereiro, uma equipe de Ponta Grossa esteve em Foz de Iguaçu e conheceu projetos de agilidade burocrática e tecnologia para estudar a implantação de novas ferramentas no Município. Para a secretária de Administração de Foz, Salete Horst, as visitas técnicas em município que possuem ações exitosas proporcionam maior eficiência no funcionalismo público.

“Estamos desenvolvendo o Programa DestravaFOZ, que objetiva desburocratizar os processos de abertura de empresas e para isso estamos revendo diversas legislações. A legislação ambiental do município de Ponta Grossa tem se destacado e contribuirá para a nossa revisão”, afirmou Salete.

No período da manhã, a comitiva conheceu o trabalho de licenciamento ambiental para fins de alvará de funcionamento empresarial, além do fluxo de trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente com resíduos sólidos, poda de árvores e produção de flores. Durante a tarde, a equipe acompanhou o funcionamento do programa Feira Verde, da secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e acompanhou a troca de materiais recicláveis por alimentos do hortifrúti e passagens do transporte coletivo no Jardim San Diego e visitaram também o Lago de Olarias.

Para o prefeito Marcelo Rangel, a visita demonstra a importância dos programas do município e quem tem destaque estadual. “Hoje os representantes de Foz do Iguaçu conheceram mais sobre o funcionamento das atividades do Meio Ambiente, Administração, Fazenda e Tecnologia da Informação da cidade. Receber outras cidades para conhecer nosso trabalho é saber que estamos no caminho certo, realizando as atividades com competência e seriedade em todas as aéreas. Nossa cidade estará sempre de portas abertas para troca de experiências exitosas”, finaliza.