Correio dos Campos

Prefeitura realiza busca ativa para intensificar imunização em áreas de risco

Medida foi tomada como forma de prevenir a doença na região de Ponta Grossa
25 de março de 2019 às 16:45
(Divulgação/PMPG)

IMPRENSA/Ponta Grossa – Nos últimos dias foram noticiadas matérias sobre morte de macacos na zona rural da cidade de Castro, na região do Socavão. Para tranquilizar a população ponta-grossense e aumentar o percentual de pessoas vacinadas como forma de prevenção, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por intermédio do departamento de Atenção Primária e também do setor de imunização, realizará uma busca ativa de moradores nas comunidades mais próximas de matos. A ação passa a acontecer a partir de amanhã (26) e foi denominada de ‘Corredor Verde’. A febre amarela é transmitida por mosquitos e atinge as pessoas não vacinadas.

“Vamos realizar uma prevenção, fazendo bloqueio com a população que mora nessa comunidade, chamamos de Corredor Verde, onde macacos fazem a circulação, já que eles podem ser vetores dessa doença. A busca ativa está focada na vacinação das pessoas que não tem ainda não se imunizaram”, destaca o médico a FMS, Rodrigo Manjabosco. Com esta ação a FMS pretende vacinar 100% da população. “Nossas equipes de agentes comunitário de saúde e enfermagem vão de casa em casa, para garantir que toda a população alvo fique protegida e prevenida”, completa Manjabosco.

As pessoas que serão vacinadas são crianças a partir de 9 meses até adultos de 59 anos, 11 meses e 29 dias. As pessoas que já se vacinaram não precisam se preocupar, pois uma dose apenas garante imunidade por toda a vida. A zoonoses e epidemiologia estão fazendo o monitoramento e solicitando a população rural que informe caso encontre macacos mortos ou observem a diminuição da família dos mesmos.

Localidades da ação ‘Corredor Verde’:

– USF Aurélio Grott (Jd Los Angeles)
– USF Zilda Arns (Pq N. Senhora das Graças)
– USF Antonio Horácio de Miranda (Santa Mônica)
– USF Eugênio José Bocchi (Pq Santa Lúcia)
– USF Santo Domingo (Jd Panamá)
– USF Antero Machado de Mello (Rio Verde / Pitangui)
– USF Cleon F. de Macedo (Vila Rubini)
– USF Nilton Luiz de Castro (Pq Tarobá)
– USF José Carlos de Araújo (Cará Cará)
– USF Lauro Muller (Santa Maria)
– USF Antonio Saliba (Pq Sabiá)
– USF Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
– Equipes que atuam na Zona Rural.