Correio dos Campos

Ação integrada é caminho para preservação dos recursos hídricos

Luciano Penido, engenheiro da Sanepar, abordou o tema em palestra para estudantes e a comunidade em Ponta Grossa
24 de março de 2019 às 18:30
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Conhecer o longo caminho que a água percorre antes de chegar à casa das pessoas é um primeiro passo para dimensionar o seu valor. Esse foi o ponto de partida da palestra do engenheiro da Sanepar, Luciano Penido, a estudantes e comunidade em geral na quinta-feira (21). O evento reuniu mais de 200 pessoas no auditório do PDE, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

“Tomar conhecimento de que a água não nasceu da sua torneira, ela teve um grande caminho antes disso, lembrar que tudo o que é feito ao manancial, seja superficial (rios) ou subterrâneo (aquíferos), requer cuidado, atenção”, reforçou. Penido alertou sobre os impactos nas bacias hidrográficas, especialmente nas áreas de manancial. “O manancial é a área em que é produzida a água de sua cidade. É importante cuidar para que os mananciais sejam o mais preservados e menos ocupados possível”, disse.

Penido recordou a crise hídrica vivida em São Paulo, quatro anos atrás. “A princípio tudo vai muito bem até o momento em que falta. E, quando falta, não há o que fazer, não há como produzir água na forma industrial como estamos acostumados. A água é produzida no ciclo hidrológico, daí a importância de entender como funciona o ciclo hidrológico e que elementos podem auxiliá-lo.”

Entre os exemplos citados para a recuperação de uma bacia de manancial, estão o aumento das áreas de florestas, que são as que têm maior capacidade de retenção e recuperação de água, o terraceamento e os cuidados na aplicação de químicos em áreas agrícolas.

Para Penido, a população precisa saber que a qualidade da água dos mananciais depende de todos. “Devemos evitar contaminação inibindo a presença de lixões, poços, cemitérios, por exemplo, em áreas de manancial”, informa. Portanto, a participação da sociedade é essencial para a preservação das fontes de água. Isso ocorre tomando conhecimento sobre a localização do manancial, trocando informações na comunidade e participando de audiências e consultas públicas que vão auxiliar na gestão desses recursos hídricos.

“A resposta está na ação integrada entre todos os agentes que têm atuação na bacia de manancial, integrados com a sociedade, levando em conta o que está previsto na legislação”, completa.

O evento foi promovido numa parceria entre a Sanepar, UEPG e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa.