Correio dos Campos

Poesia de Ponta apresenta edição especial do Samba do Trilho

Evento será nesta quarta-feira, na sede da Biblioteca Pública Municipal
20 de março de 2019 às 11:42

Luana Caroline Nascimento – Integrando a programação do Poesia de Ponta 2019, a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura, apresenta nesta quarta-feira, 20 de março, uma edição especial do projeto Samba do Trilho. O evento será na Biblioteca Pública Municipal, a partir das 19h30, e tem entrada gratuita.

O projeto Samba do Trilho é realizado de forma independente por produtores culturais da cidade, valorizando a construção poética que há no samba. Durante o tempo em que uma vela fica acesa, os participantes da roda de samba conhecem as composições de autores ponta-grossenses e aprendem a cantar as músicas, com acompanhamento de instrumentistas. O Samba do Trilho manteve edições mensais durante dois anos em Ponta Grossa e estimulou muitos compositores e músicos. Em 2018, realizou a circulação por 10 espaços da cidade por meio de edital do Fundo Municipal de Cultura.

O evento Poesia de Ponta deste ano está direcionando seu tema para o papel da poesia na música. “O principal foco desse ano é trabalhar atividades ligadas aos jovens, por conta da participação da Biblioteca Pública no programa Conecta Biblioteca. A partir das pesquisas de demanda que realizamos com a comunidade, sentimos que a música é um dos grandes atrativos para os jovens, por isso a definição de trabalhar esse tema a partir da poesia, da composição e das rimas no Poesia de Ponta”, destaca o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy.

Neste ano, a Biblioteca Pública terá uma programação especial para a comunidade jovem, atendendo às demandas da pesquisa de público realizada em 2018. Esta foi uma das etapas do programa Conecta Biblioteca, que busca estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas no Brasil.