Correio dos Campos

Contábeis da UniSecal realiza palestra sobre imposto de renda em colégio de PG

‘Declare Certo’ é uma dentre tantas atividades sociais que a graduação da UniSecal realizará em 2019
20 de março de 2019 às 19:41
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) deu continuidade na noite de ontem, 19 de março, no projeto de extensão social ‘Contabilizando Solidariedade’. A atividade da vez foi uma palestra sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) para os alunos do curso técnico em contabilidade do Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres. A aula do ‘Declare Certo’ foi ministrada pela professora Patricia Tozetto e teve como objetivo explicar as funcionalidades do programa IRPF 2019, o qual realiza as declarações do imposto de renda.

Durante o ano de 2019, a graduação de Contábeis da UniSecal tem programada diversas atividades de cunho social para a cidade de Ponta Grossa (PR). Dentre elas, o ‘Declare Certo’ vem sendo realizado há sete anos e proporciona aos acadêmicos que eles atendam a população e tirem dúvidas sobre a declaração do imposto de renda.

Um desses exemplos foi na atividade da última terça-feira (19). Além de explicar aos alunos do curso técnico do Meneleu como funciona o programa IRPF 2019, a aula também buscou abordar questões sobre a importância da declaração do imposto de renda e tudo o que a cerca. “Eles tiveram uma noção de como funciona o programa IRPF passo a passo. Em qual local se deve colocar os rendimentos isentos, identificação do contribuinte, rendimentos tributáveis e cada item da declaração do imposto de renda. Além disso, quem deve fazer, quem pode ser dependente, o que você pode abater no imposto de renda e o que pode ou não fazer na hora da declaração”, explica a docente.

A aluna do curso técnico em contabilidade do Meneleu, Larissa Maria Pereira, exalta sobre a importância da palestra da UniSecal na construção de conhecimento para sua futura profissão. “Acrescentou bastante no meu aprendizado, pois aprendi várias coisas que eu não sabia, como por exemplo o Carnê Leão, que pode ser colocado na declaração do imposto de renda. Agora até ajudarei meu irmão com isso”, comenta a estudante.

Comunidade poderá tirar dúvidas sobre a declaração

Entre os dias 13 e 16 de abril, os acadêmicos e professores do curso de Ciências Contábeis da UniSecal estarão tirando dúvidas da comunidade sobre a declaração do imposto de renda. O momento do ‘Declare Certo’ ocorrerá em três ocasiões, todos sem custos:

– 13 de abril (sábado): Atendimento no Supermercado Tozetto – Jardim Carvalho – das 13h às 18h;

– 15 de abril (segunda-feira): Atendimento na Unidade Sede da UniSecal (Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR), das 19h às 22h;

– 16 de abril (terça-feira): Atendimento na Unidade III da UniSecal (Rua Júlio de Castilho, 642, Centro, Ponta Grossa/PR), das 19h às 22h.

Outras informações sobre o projeto de extensão social ‘Contabilizando Solidariedade’ do curso de Contábeis da UniSecal podem ser encontradas no site da instituição (www.unisecal.edu.br). No decorrer do ano, mais atividades do projeto serão divulgadas.